Fantástico discute relação entre líderes e funcionários

chefe secretoO Fantástico, programa dominical da Rede Globo, passou a exibir uma nova série, “Chefe Secreto”, que mostrará a rotina de líderes que deixam suas salas de trabalho e a correria do dia a dia cheio de reuniões, para trabalharem disfarçados em meio aos seus funcionários. O que mais chamou atenção no primeiro episódio foi o comportamento de um dos colaboradores que deu uma verdadeira aula de como NÃO se portar com colegas de trabalho, mas a série também serve para mostrar que as relações em organizações mudam mais a cada dia.

Com a compreensão da importância do capital humano de uma organização, a maneira com que líderes se relacionam torna-se fundamental. “A postura dos líderes de equipe nos dias de hoje deve ser mais próxima dos funcionários para que eles consigam entender todas as particularidades de cada colaborador, e assim possam enxergar diferenciais e desenhar oportunidades de melhorias para cada membro de sua equipe”, afirma a relações públicas Aline Derenzi.
Embora o papel do líder requeira maior esforço para manter um bom relacionamento com toda a organização, cada funcionário, não importa qual seja o seu cargo, é responsável por fazer com que as relações trabalhistas sejam mais próximas e eficazes. Confira na sequência o papel de líderes e colaboradores para a sustentação da comunicação interna

Líderes e o seu papel

Como dito anteriormente, cabe aos líderes proporem um sistema mais aberto e assertivo de comunicação. Para isso, é preciso entender quais as necessidades de suas equipes, os problemas que cada uma delas deve resolver e como é o dia a dia dos colaboradores. Vale lembrar que a melhor maneira de conhecer as pessoas é agir, pensar e ser como elas, por isso, é preciso envolvimento e capacidade analítica.

Segundo Derenzi, os funcionários não querem mais aquele líder que fica em sua sala afastado da realidade do dia a dia e que apenas consegue apontar falhas e estipular funções e prazos. Um líder deve ser próximo para extrair os pontos fortes e trabalhar os pontos negativos de cada colaborador.

Colaboradores e sua importante função

Os colaboradores de uma organização também são fundamentais para a construção de relações mais confiantes e próximas. É preciso estar aberto a criação de novos vínculos, entender que líderes e funcionários estão no mesmo time e suas funções colaboram para o mesmo objetivo. Conversar com o chefe não deve ser uma ação complicada, pensar desta forma é prejudicial para o crescimento de um profissional, afinal uma das chaves do sucesso é envolver-se e este processo não deve se ater a cargos.

Perdeu o primeiro episódio da série? Assista aqui.

 

Fonte: Carreira & Sucesso

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s