Como evitar as desvantagens do perfeccionismo

perfeccionistaSe você é perfeccionista, entenda quais hábitos mudar para melhorar seu rendimento no trabalho e diminuir suas frustrações

O perfeccionismo pode ser considerada uma característica tanto positiva quanto negativa para o indivíduo. Querer que tudo saia exatamente como o planejado costuma fazer com que a pessoa se esforce mais para conseguir entregar o que prometeu. No entanto, o medo de falhar é tanto que acaba aumentando as chances de isso acontecer e, consequentemente, causar frustrações.

Perfeccionistas costumam se pressionar mais do que as outras pessoas, aumentando os níveis de estresse envolvidos na realização eficiente da atividade. Por isso, conheça dicas para evitar que essa característica afete seu desempenho diário:

1 – Aceite o desconforto que você sentirá
Visando entregar um trabalho perfeito, você sempre encontrará defeitos no seu projeto. No entanto, você terá uma data limite para entregá-lo e, por isso, precisa dedicar-se ao máximo para conseguir sem excedê-lo. Entenda que é aceitável você se sentir desconfortável e que as pessoas enxergarão o resultado final diferentemente de você. Muitas vezes ele estará perfeito para os outros, enquanto você ainda gostaria de fazer alguns reparos. Assim, acostume-se com o desconforto que, com certeza, você começará a unir seu perfeccionismo e a situação real de entrega do local em que trabalha. Seja crítico, mas entenda os seus limites e o que será suficiente para ser reconhecido pelo chefe e colegas.

2 – Falhe
A melhor forma de aprender a lidar com a ideia de que se consegue ser perfeito o tempo todo é falhando. Quando você não consegue executar uma atividade da maneira como havia planejado, percebe que, independentemente de suas vontades, também está suscetível a erros, assim como todos os colegas de trabalho. Somente errando um número considerável de vezes que você consegue entender que é impossível ser perfeccionista em todas as situações. Consequentemente, você diminui a quantidade de frustrações e começa a enxergar seu cargo e suas funções de maneira mais realista.

3 – Discipline-se
Geralmente, como perfeccionistas buscam sempre dar o melhor de si, costumam ser procrastinadores natos. Quanto mais demoram para começar uma atividade, menor será o tempo que terão para se dedicar cem por cento a uma tarefa. Assim, comece a disciplinar-se, criando iniciativa de começar um trabalho e manter-se nele até conseguir o resultado esperado pelas pessoas da empresa. Não faça com que sua vontade de perfeição retarde o processo de realização das atividades designadas a você.

 
Fonte: Universia Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s