Profissional de RH desabafa no Linked In sobre os métodos utilizados no Recrutamento

desabafo linked in” Penso que estou certa em ser próxima aos candidatos, de tratar como igual e respeitar como ser humano.” – escreveu a profissional.

Os profissionais brasileiros definitivamente “descobriram” o Linked In, e a própria plataforma da Rede ficou muito mais interessante e permissiva, nos dando acesso a interessantes informações e debates entre os profissionais.

Nessa semana um debate me chamou bastante a atenção, trata-se de um verdadeiro “desabafo” de uma profissional de RH. A mesma está buscando recolocação e encontra-se decepcionada com a falta de respeito e falta de  “humanização” dos processos seletivos os quais participou.  Em cinco dias a postagem atraiu mais de aproximadamente 900 curtidas e 200 comentários de outros profissionais, todos concordando com os comentários, com diversos relatos de pessoas que passaram por “poucas e boas” nos processos seletivos por todo Brasil.

Penso que realmente devemos refletir sobre nossos papéis e a forma como estamos lidando com os candidatos, agora com a recessão chegando e o desemprego aumentando realmente parece que alguns profissionais mudam a postura e se tornam mais arrogantes e prepotentes. Como a autora da postagem muito bem definiu: ” isso acaba gerando experiência negativas para quem já está aflito buscando uma recolocação”. Exatamente isso! Precisamos nos lembrar que uma pessoa desempregada já está sob enorme pressão, muitas vezes vê na oportunidade de entrevista a “chance da vida” para si, imagine ser tratado com desdém ou falta de educação. Engraçado pensarmos que meses atrás em cenário de “pleno emprego” as consultorias e profissionais de RH praticamente estendiam tapetes vermelhos aos candidatos e vinham com a conversa de “estamos de oferecendo nao um emprego mas sim uma oportunidade” tudo para cativar e atrair os candidatos que na época podiam escolher entre “esse” e “aquele” emprego.

Também é preciso lembrar que …. ninguém sabe sobre o dia de amanhã …..

Abaixo alguns dos comentários de outros profissionais da Rede Linked In sobre a postagem:

“Na minha opinião isso acontece por que muitas pessoas ainda não se conscientizaram que a vida é uma sucessão de altos e baixos, não sabemos quando estaremos do outro lado. De qualquer forma acho interessante aproveitar este momento para nos preparar, aprendendo e estudando sempre, para quando mudarmos de lado não repetirmos estes mesmos erros.”

“As minhas experiencias nas seleções e entrevistas não tem sido as melhores, mentira, desdenho, falsas esperanças, mas todas as vezes que saio de uma delas eu tenho a certeza do ser humano que eu quero ser e principalmente o profissional que não quero me transformar.”

“Estou passando por tudo isso agora, não está fácil…sou solidário a vcs e a seus comentários…hoje mesmo fiquei quase 03 horas de terno e gravata no sol e na rua aguardando para ser atendido e qdo fui, imaginem vcs, daquele jeito..”

“É falta de preparo e profissionalismo !!”

Gostaria de saber o pensam dessa situação, basta clicar em uma das opções na nossa enquete:

Anúncios

2 pensamentos sobre “Profissional de RH desabafa no Linked In sobre os métodos utilizados no Recrutamento

  1. Eu conheço a profissional (A.M) que relata o desabafo, e com certeza, isso é muito desanimador… Respeito ao próximo é uma obrigação cidadã!

  2. Interessante é que esta mesma profissional que está desabafando sobre o desrespeito no mercado de trabalho me deixou sem retorno após um processo seletivo que participei. Nas redes sociais todos são politicamente corretos, mas na vida real a história é bem diferente. Acredito que só podemos exigir dos outros aquilo que nos dispomos a fazer, pois a vida sempre responde com a mesma moeda. Espero que esteja aprendendo com a situação e sentindo na pele o quão ruim é ficar sem feedback. Sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s