Melhore sua oratória com 3 dicas

falar em publicoSaiba como falar bem em público e aumentar sua credibilidade profissional

Como sempre escrevo aqui, a oratória fez muito por mim, a partir do momento que passei estudar a forma a qual eu me comunicava, passei a aperfeiçoar e melhorar minha oratória, o que trouxe muito resultado tanto dando aulas, palestrando, quanto no dia a dia no trabalho. Por isso gostaria de compartilhar com os amigos algumas dicas valiosas.

Um diferencial para praticamente todas as áreas de atuação é a boa oratória. É essencial que todos se preocupem em aprimorar a capacidade de falar em público e de conseguir convencer por meio das palavras.

Entretanto, o nervosismo e a ansiedade gerados pela situação dificultam que a maior parte dos indivíduos tenha um rendimento satisfatório ao falar em público. A primeira consequência na fala causada por esses sentimentos é a falta de ar, já que a pessoa inicia o processo de respiração pela boca.

Embora seja uma ação mecânica para o ser humano, muitas pessoas tendem a realizar inspirar e expirar incorretamente. No momento da fala em público, as palavras saem cortadas, demonstrando que o pulmão não tem ar suficiente. Assim, o indivíduo é forçado a respirar pela boca e, consequentemente, não ter uma boa oratória.

O empresário Eraldo Melo, dono de cinco empresas prestadoras de serviços, reforçou a importância de falar bem em público e que o espectador consegue perceber facilmente que algo está errado. Melo já ministrou muitas palestras motivacionais e, por isso, a oratória é um tópico que ele tem amplo domínio.

Para falar bem em público, é essencial que as pessoas pratiquem técnicas de melhora, aprendam como se portar e dediquem-se para ter bons resultados. Confira os três passos para melhorar a oratória e, consequentemente, ampliar suas aptidões profissionais.

1- Saiba como você respira
A forma correta de respirar faz com que o pulmão seja completamente preenchido pelo ar. Segundo Eraldo Melo, “Quando o peito fica mais ‘inchado’, é sinal de que você usa mais a parte superior dos pulmões, não utilizando toda a capacidade do sistema respiratório”. Portanto, note como você realiza esse ato e tente consertar os problemas que você apontar.

Caso você perceba que respira de maneira errada, uma dica é deitar e gastar alguns minutos tentando mexer mais os pulmões do que o peito enquanto realiza o processo. Respire fundo e deixe que o ar entre para que você se sinta mais relaxado.

2- Faça exercícios aeróbicos
Boas opções são caminhadas e corridas leves, porque fazem com que os pulmões se expandam, entrando mais ar. Além disso, os exercícios aumentam a elasticidade e diminuem a rigidez desse órgão.

3- Lembre-se da importância de respirar
Uma dica para não esquecer de respirar enquanto fala é ler em voz alta, para reeducar tanto a respiração como a fala. Assim, esse será um bom treino para que você esteja mais seguro no momento de realizar um discurso em público.
Fonte: Universia Brasil

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s