Não sabe o que falar na entrevista? Saiba o que os recrutadores pensam

gafesSer simpático e fazer perguntas pertinentes são boas formas de se destacar. Falar mal do atual empregador ou do chefe não causam boa impressão.

Ter um bom desempenho na entrevista e agradar o recrutador são os principais objetivos de todo candidato a uma vaga de emprego. Como a disputa é acirrada, conquistar o entrevistador e conseguir apresentar suas qualidades e habilidades para ter mais chances de conquistar o cargo.
Mas como o profissional pode fazer isso? Como o recrutador entende suas ações durante a entrevista?
O World Economic Forum listou 9 coisas que os entrevistadores gostariam de falar para os candidatos antes da entrevista começar:

BUSQUE SE DESTACAR

A triste verdades sobre as entrevistas é que muitas vezes o recrutador não consegue se lembrar dos candidatos, já que muitos são entrevistados durante um processo seletivo.
Ter algum tipo de “gancho” ajuda o entrevistar a lembrar da conversa e de suas impressões no momento da entrevista. Isso pode acontecer por causa de uma boa história que conte algum detalhe da experiência ou das habilidades do candidato, por causa do seu estilo na hora de se vestir ou por algum projeto ou fato inusitado que o profissional ressalte durante a conversa.

NÃO SE DESTAQUE POR SER NEGATIVO

Existem grandes chances do recrutador não se lembrar do candidato, mas impressões negativas certamente deixarão uma “marca” e ela provavelmente não será boa. Falar mal do atual empregador, do trabalho, do chefe e até dos colegas pode enterrar as chances de contratação. Já que o profissional poderá fazer a mesma coisa no futuro.
O recrutador quer realmente saber por que o candidato quer mudar de emprego. O profissional deve se lembrar que a entrevista é como se fosse o primeiro encontro, em que ele deve apresentar a sua melhor versão possível. Então, se ele já começar reclamando, o pior deve acontecer quando chegar a hora de trabalhar.

NÃO COMECE FALANDO O QUANTO VOCÊ QUER O EMPREGO

O recrutador quer que o candidato realmente queira o trabalho, mas não antes que ele saiba quais são as responsabilidades do cargo.
Por mais que o profissional tenha pesquisado sobre a empresa e também sobre as possíveis atribuições do cargo, ele não terá certeza sobre suas atribuições até o momento da entrevista. Portanto, fazer boas perguntas e tirar dúvidas são essenciais durante a conversa.

FAÇA PERGUNTAS REALMENTE IMPORTANTES

Saber o que a empresa espera do candidato, em quanto tempo eles querem resultados e como será a avaliação de desempenho são algumas das perguntas que os candidatos podem fazer durante a entrevista.
Somente com perguntas inteligentes e que realmente respondam as dúvidas do candidato é que ele vai saber se ele realmente se encaixa no emprego e se a nova experiência trará bons resultados para todos.

entrevistaNÃO FAÇA PERGUNTAS QUE TENHAM POUCA RELAÇÃO COM O TRABALHO

Todos querem ter uma boa relação entre vida e trabalho, mas algumas perguntas devem ficar de fora da entrevista. Perguntar se há problemas em ter atrasos diários ou “esticar” um pouco o horário de almoço não são boas alternativas.

Primeiro, o recrutador quer descobrir se o candidato é a pessoa certa para o trabalho e só depois disso outros detalhes serão discutidos, provavelmente em uma nova conversa.

SEJA SIMPÁTICO (A)

Competência e qualificações são importantes, mas todos querem trabalhar com pessoas que gostam e isso também vale para o recrutador e para o futuro chefe.
Ser simpático, fazer contato visual e demonstrar entusiasmo podem ajudar a construir a relação empregador-empregado. Um candidato que deixa uma boa primeira impressão criar uma conexão real instantânea e pode se destacar durante a seleção.

MOSTRE QUE VOCÊ PODE TRAZER RETORNO IMEDIATO

O profissional sabe que deve pesquisar sobre a empresa antes da entrevista e isso pode ser utilizado para descrever como ele vai conseguir contribuir de imediato para a empresa.
Muitas companhias querem investir em seus futuros funcionários mas se ele já tiver algum talento, isso vai ajudar, e muito.

entrevistaempregoFALE QUE VOCÊ QUER O EMPREGO

Perto do fim da entrevista é o melhor momento para o candidato falar que quer o emprego e também demostrar o por que. Essa também é a hora de tirar dúvidas e fazer perguntas.
O profissional pode falar que quer o emprego porque gosta de desafios ou por gostar de trabalhar com equipes diferentes. Esse é o momento de tentar conquistar o entrevistador.

AGRADECIMENTO

Muitos recrutadores gostam de receber uma nota de agradecimento dos candidatos. O profissional pode dizer que gostou da conversa e que está à disposição para responder qualquer dúvida que possa surgir. É sempre importante lembrar que a entrevista pode ser o início de um longo ‘relacionamento’, e até mesmo as relações mais profissionais devem ser baseadas em interações genuínas.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s