Recrutamento & Seleção – Entre o perfil e o desempenho

recrutamentoA contratação de um profissional para função de liderança não pode passar apenas pelo crivo das “competências técnicas” se é que podemos definir assim.

Conhecer como opera o departamento que irá liderar não basta! Mas como identificar se certo candidato possui habilidades para conduzir uma fatia da empresa a caminho do sucesso?
A resposta é simples e está pautada em competências simples de se identificar: Competências técnicas e de relacionamento. A primeira é fácil identificar através de análise curricular, testes específicos e resultados alcançados na carreira. A segunda é simples, mas trabalhosa e os recrutadores nem sempre dispensam o tempo necessário para chegar ao resultado esperado.
A realidade de mercado globalizado e as metas mais ousadas não mudam as necessidades das empresas nem mesmo a dos gestores em buscar novas oportunidades no mercado. Apesar de pouco discutida entre aqueles que possuem indicadores de desempenho baseados em produtividade, cultura e clima são elementos que impactam os resultados das empresas e, como consequência, a médio prazo, seu desempenho financeiro. O que muitos estudam e poucos levam a sério é que a liderança é a chave para esta virada.
O tempo curto para a cobertura da vaga em funções relacionadas à liderança é o fator unânime entre os recrutadores. Nos últimos anos os líderes têm cada vez menos tempo para preparar substitutos à altura, pois têm suas metas com prazos apertados, indicadores que fazem parte de formulas que mais parecem terem saído de livros de física quântica, na tentativa de formar um conceito final mais completo após uma avaliação do desempenho, contribuindo assim para uma parcela na participação dos lucros.
E onde fica o coaching? Onde fica a preparação de novos líderes. Simplesmente não fica. Se eles não vierem com a parte mais importante pronta, as empresas simplesmente não têm como formá-la. Neste ponto abre-se a questão fundamental de nosso bate-papo, a lacuna existente entre o processo de seleção e o que a corporação realmente necessita.
Atualmente vivemos em uma realidade de transição, em um cenário que é a passagem do mercado com ações lineares, uma sociedade facilmente definida em um plano cartesiano para uma organização social mais complexa, de forma molecular, e esta complexidade está avançando como uma inundação em direção às empresas.
O papel dos profissionais de RH neste cenário
Não há tempo para formar novos gestores, portanto cabe aos profissionais de RH buscarem pessoas diferenciadas para funções diferenciadas. É isto mesmo, buscar pessoas e não simplesmente um perfil profissional. Buscar para a parte comportamental seus alicerces em valores pessoais facilmente constatados em ações do dia a dia, identificados em inúmeras e demoradas entrevistas. A capacidade de coloca-los em pratica se refletem na vida pessoal e nos objetivos de vida destas pessoas.
Não há como dividir a personalidade em duas partes, uma profissional e outra pessoal, portanto as instituições devem buscar pessoas que são qualificadas como pais, como cônjuges, como seres humanos. E se você deseja ser líder, qualifique-se!
Pessoas que ocupam cargos de liderança devem influenciar e servir como exemplo em suas ações cotidianas sem a necessidade de parada para uma “aulinha”, pois não há tempo para muitas explicações. O desafio é olhar da forma certa. Pedir da forma correta. Saber perguntar. O papel do recrutador é saber olhar e dividir suas decisões com sua equipe, pois a percepção pode distorcer e influenciar a decisão.
O perfil é um ideal a ser alcançado em uma contratação e o desempenho eficiente aquilo que a instituição busca. Talvez o elo perdido desta questão seja a pessoa, e o norte para as ações em torno desta missão definido em uma afirmação: “Pessoas são insubstituíveis”.
Fonte:  | Portal Carreira & Sucesso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s