Como Você Percebe o Mundo ao Seu Redor?

Imagem 01 (1)As portas de percepção do mundo são os nossos sentidos: nossos olhos, nariz, ouvidos, boca e pele, são nossos únicos pontos de contato com o mundo exterior.
Da mesma forma que os sentidos são utilizados para filtrar experiências, também são utilizados para estruturar nossos pensamentos e nossa comunicação.
Usamos os sentidos externos para observar o mundo e os sentidos internos para representar a experiência para nós mesmos.
As maneiras como assimilamos, armazenamos e codificamos a informação na nossa mente (cérebro) – através da visão, da audição, do tato, paladar ou olfato – são chamadas Sistemas Representacionais.
Algumas pessoas captam melhor as mensagens do mundo através da audição, são as AUDITIVAS. Outras através da visão, são as pessoas chamadas VISUAIS, outras através das sensações táteis, como a aspereza ou maciez, a temperatura, a unidade, as emoções e sensações internas, são chamadas CINESTÉSICAS. Outras sentem maior necessidade de perguntar muito, necessitam de muitas informações e fatos, tudo precisa fazer sentido para elas, essas são as DIGITAIS.
Cada pessoa tem um Sistema Representacional predominante. Adequar a comunicação ao Sistema Representacional dominante do outro é fundamental para que tenhamos diálogos eficientes e uma comunicação eficaz.
Sabe quando seu marido está focado no futebol e você fala, mas ele parece não te ouvir? Provavelmente ele é visual e só vai te dar atenção e compreender o que você está dizendo quando OLHAR para você. E sabe quando sua esposa quer que você verbalize todo o seu sentimento por ela? Mulheres normalmente são auditivas e precisam OUVIR algo para assimilar, sentir e guardar.
Imagem 02Se você soubesse disso antes teria economizado muita DR não é mesmo…rs.
Esta comunicação eficiente também pode (e deve!) ser aplicada no ambiente profissional, para que equipe e líderes se entendam melhor e produzam resultados mais eficientes em menor prazo.
Seguem algumas frases típicas de cada Perfil Representacional, para que você possa observar as pessoas ao seu redor e tentar compreender o perfil predominante de cada uma delas:
Exemplo de Frases de Pessoas Digitais: “O quanto isso é importante?” “Conceitue. Detalhe. Defina. Compare essa informação.” “Qual a base/fonte/fundamento dessa informação?” “Eu funciono assim…”
Exemplo de Frases de Pessoas Cinestésicas: “Isso que você me diz me proporciona uma sensação muito boa.” “Você pode sentir o resultado dessa ação?” “Sinto que esse negócio está cheirando bem!” “Gosto de abraçar causas que me deem prazer.”
Exemplo de Frases de Pessoas Auditivas: “Existe um ruído na nossa relação profissional.” “Eu não consigo ouvir direito suas colocações.” “Você tem muito barulho e pouca atitude.” “Gostaria de ouvir um pouco mais sobre este assunto.”
Exemplo de Frases de Pessoas Visuais: “Você consegue vislumbrar essa possibilidade?” “Eu não consigo me ver realizando essa tarefa.” “É preciso enxergar além do óbvio.” “O sujeito é brilhante! Eu o vejo como uma pessoa sensacional!”
Espero que estas frases auxiliem na identificação dos perfis a sua volta, bem como na potencialização da comunicação com cada perfil.
Se desejar mais ferramentas para identificar os perfis e para se comunicar de maneira eficiente com cada um deles entre em contato com a APS Treinamentos. Será um prazer te apoiar nesta missão!
“Compreender as pessoas de nosso convívio é fundamental para expandirmos bons sentimentos e edificarmos parcerias saudáveis para a nossa vida.” (Suely Buriasco)

Rosangela Gomes
Diretora APS Treinamentos e Desenvolvimento
Self Coach, Professional Coach, Leader Coach, Analista Comportamental, Analista 360 Graus, com as Certificações Internacionais: Behavioral Coaching Institute, International Associate of Coaching, Global Coaching Community e European Coaching Association
(Certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching)

Saiba mais sobre a autora em: http://apstreinamentos.com.br/index

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s