AUTOCONFIANÇA: O PRIMEIRO PASSO RUMO À LIDERANÇA

liderançaLiderança é o processo de influenciar os outros para que entendam e concordem quanto ao que fazer e como fazer. É facilitar os esforços individuais e coletivos para atingir objetivos compartilhados.
Um líder exemplar é aquele capaz de afetar as crenças, as atitudes e o comportamento de seus seguidores. Ele é capaz de potencializar, capacitar, energizar e desafiar a si mesmo e aos outros.

Qualquer um de nós pode se tornar um líder exemplar, mas isso significa, obrigatoriamente, desenvolver a autoconfiança, desafiar crenças limitantes, sair da zona de conforto, assumir a responsabilidade pelos resultados, suspender o julgamento e abrir-se para o aprendizado.

Para alcançarmos todas as nossas aspirações, superarmos nossos desafios e desenvolvermos o nosso melhor, precisamos assumir total responsabilidade sobre a nossa vida. Não podemos controlar 99% do que nos cerca, mas sempre teremos o poder de escolher como reagir aos acontecimentos, e assumir a responsabilidade sobre nossa vida significa ter consciência sobre esse poder – e utilizá-lo.

O primeiro passo é confiar em si mesmo. Ninguém se sentirá inspirado por alguém que não aposta em si mesmo. Ninguém acreditará em alguém que não acredita em si. A primeira pessoa a investir e acreditar deve ser você. A essa confiança em si mesmo damos o nome de autoconfiança.

Autoconfiança é muito mais do que simplesmente acreditarmos que somos capazes: é ter convicção segura de que de que podemos agir sobre as circunstâncias e, muitas vezes, torna-las nossas aliadas. É ter a profunda convicção de que a escolha final é sempre nossa, e que podemos fazê-la de modo que sempre nos beneficie.

A autoconfiança começa a surgir quando eliminamos nossos medos. Para identificar e eliminar esses medos, precisamos observar como eles se manifestam e como os alimentamos. Depois, é agir apesar do medo. Somente a ação pode nos libertar do medo. E para agir, precisamos assumir a responsabilidade sobre nossas vidas. Uma vez eliminados os medos, a autoconfiança ganha espaço, e é hora de praticar novos hábitos.

Declare guerra à procrastinação, pratique o hábito da iniciativa a todo o momento, e estimule as pessoas que te cercam a praticarem também. Se você praticar o hábito da iniciativa – passo fundamental para a liderança pessoal – e estimular as pessoas a praticá-lo, já será um líder.

Diga o que pensa, e faça o que diz – isso demonstra que seus pensamentos, discursos e ações estão alinhados.
Seja consistente, exiba um comportamento exemplar sempre, e não somente quando conveniente.
Vivencie seus valores – isso demonstra sua força e seu poder interior.
Transmita convicção – as pessoas se sentem inspiradas quando percebem que o líder realmente acredita no que diz e no que faz.

Para ser um modelo, você deve investir em seu próprio desenvolvimento, aprendizado e evolução.
Sua vida é sua mensagem para o mundo, garanta que ela seja inspiradora.
Que tipo de exemplo você quer ser?

Texto de Levi Lourenço – Acorde Coaching Fundo Branco

Conheça a Acorde Coaching, uma empresa de consultoria em performance especializada em Coaching, Desenvolvimento Humano e Organizacional, que busca promover o aumento de resultados positivos e de desempenho de pessoas, negócios e empresas.

Saiba mais : http://acordecoaching.com.br/

Endereço: Rua Adolfo André, 1.515, Sala 03
Telefone (11) 97616-0046
Email: contato@acordecoaching.com.br

2 pensamentos sobre “AUTOCONFIANÇA: O PRIMEIRO PASSO RUMO À LIDERANÇA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s