Como lidar com a “oposição” em sua empresa?

oposiçaoO governo reeleito de maneira “apertada” no último domingo deverá enfrentar uma firme e fortalecida oposição, após o ex- presidente Luis Inácio falar tanto em “nós”  e “eles” eis que conseguiu, dividir o país e os números comprovaram isso.
A campanha política sobretudo da petista foi  agressiva e os erros governamentais de cada lado foram amplamente discutidos e expostos. Agora que as eleições acabaram, Aécio Neves que seguirá seu mandato de senador por Minas Gerais vai lidar como com a oposição?
Claro que a maneira como os dois candidatos à presidência se portaram durante a campanha não é um bom exemplo, afinal os dois teriam que conviver de maneira próxima na administração pública, Aécio em seu mandato de senador e Dilma como uma das líderes de um partido importante em todo país.
E no âmbito organizacional quais as melhores maneiras de lidar com pessoas que pensam de modo contrário? Confira algumas dicas para que você consiga respeitar, entender e até aprender com opiniões contrárias as suas.
Dialogue
Entenda que falar não é a mesma coisa que dialogar, em um diálogo há troca de informações entre as partes, é necessário dialogar para que um acordo, ou para que a validação de opiniões seja concretizada. No ambiente de trabalho todas as ações devem ser direcionadas para um objetivo e o diálogo é o responsável por unificar esforços.
Ouça
Tão importante como dialogar, ouvir todas as possibilidades é importante, esta dica é primordial para trabalho em equipe, afinal um conjunto é mais eficaz que uma única cabeça. Ouça, reflita e não tenha medo de mudar de ideia. Um bom exercício para aprender a ouvir é se colocar no lugar das pessoas, desta forma será muito mais fácil entender outros pontos de vista.
Permita-se errar
O erro é comum em todo e qualquer lugar e pode até ensinar um profissional indicando quais caminhos seguir ou não. Quando se defende um ponto de vista é preciso parar para analisar todas as outras opções e entender quais são as melhores opções para a organização e não para você. Caso aconteça algum erro não tenha receio, recomece, peça ajuda, um colega pode fazer oposição as suas ideias, mas lembre-se que vocês buscam os mesmos objetivos.
Justifique
Prepare-se e esteja disposto a defender todos os seus pontos de vista. Se você já estabeleceu diálogo, já ouviu e ainda assim acredita que a sua posição é a mais adequada justifique-a. Mostre e prove porque suas ideias devem ser destacadas. É importante estudar seu plano e ter em mente todas as etapas a serem alcançadas.
Fonte:  Portal Carreira & Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s