É um profissional introvertido? Veja 5 dicas para alcançar o sucesso

introvertidoColaborador deve usar seus pontos fortes para apresentar bons resultados.
Ser bom ouvinte, ter foco e disciplina são algumas das habilidades

A maioria dos locais de trabalho é um pesadelo para os profissionais introvertidos. De escritórios com layout aberto a culturas colaborativas, de reuniões a projetos em time, é bem claro que o mundo corporativo moderno foi desenvolvido para os extrovertidos.

Sempre falo para meus alunos e alunas: Se você é introvertido você pode trabalhar isso, ou atuar em posições que não exigem grande teor de comunicação e/ou exposição.

Segundo Jen Hubley Luckwaldt, consultora de carreiras do PayScale, os introvertidos terão que usar outras estratégias para deixar a sua marca no ambiente de trabalho.

Veja, abaixo, 5 dicas de sucesso para os profissionais introvertidos:

1) Use seus pontos fortes
Introvertidos normalmente têm bom foco, disciplina e habilidade de trabalhar sem supervisão. Essas qualidades são valiosas e o profissional que conseguir mostrar isso podem ter bons resultados em sua carreira. É provável que ele encontre dificuldades em determinas áreas, como a de vendas, mas em funções como gerente de mídias sociais, arquivista ou editor de filmes, ele pode mostrar suas habilidades e chegar ao sucesso.

2) Aprenda as habilidades necessárias
Atualmente, todos os profissionais precisam saber trabalhar em time, ser colaborativo e interagir com outras pessoas. Portanto, mesmo os introvertidos devem buscar essas habilidades para ter bons resultados na carreira.

3) Reserve um tempo para si mesmo
Mas se o introvertido não é tímido, ele não pode esquecer de reservar um tempo para si mesmo, para se ‘recuperar’ das interações sociais. Todos precisam de um período sozinho para descansar e também para avaliar seu trabalho.

4) Seja um bom ouvinte
Algumas pessoas falam bastante e gostam de preencher o silêncio com qualquer tipo de conversa durante reuniões ou eventos de networking. É raro encontrar pessoas que realmente estejam dispostas a ouvir. Por isso, quem possui essa qualidade pode sintetizar as informações de uma forma melhor para chegar ao resultado esperado, além de fazer melhores conexões com outros profissionais.

5) Lembre-se que todos têm alguma coisa para oferecer
As companhias precisam de profissionais extrovertidos e introvertidos para ter sucesso. Os profissionais não devem se subestimar ou subestimar outros colegas que preferem trabalhar em equipe ou em um ambiente mais solitário.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s