Faça essas 4 perguntas antes da entrevista para performar

pexels-photo-3205566.jpeg

Foto por cottonbro em Pexels.com

Quem procura emprego vive sonhando com a oportunidade de estar “cara a cara” com o recrutador.

Quem procura emprego vive sonhando com a oportunidade de estar “cara a cara” com o recrutador. Entretanto, quando o convite chega bate aquele frio na espinha e muitos já se desesperam antecipadamente. O que é consequência da não preparação.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Além disso, sabemos o quanto as vagas estão sendo disputadas no mercado de trabalho. Portanto, quem deseja performar precisa pensar e agir previamente antes de realizar um cadastro em um site como o Vagas.com, por exemplo.

Com este intuito, destaco abaixo 5 perguntas para fazer antes de senta-se frente a um entrevistador. Elas vão lhe ajudar a ter um desempenho melhor.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

1 . Quais são minhas principais entregas até aqui?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se for daqueles que não consegui colocar na mesa suas entregas profissionais, pense muito antes de encarar uma entrevista. Sendo que, todo recrutador vai puxar isso do candidato, objetivando entender se realmente as vivências e resultados na carreira vão se encaixar na vaga ofertada.

Por isso, faça um “pente fino” em sua trajetória profissional e levante os momentos que mais fazem sentidos compartilhar em uma entrevista de emprego.

Prepare-se com antecedência para isso.

2 . Conheço a empresa?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Parece uma pergunta boba, mas está longe de ser. Não é incomum nos depararmos com candidatos em entrevista que não sabem o segmento em que a empresa atua.

Aí fica difícil avançar em um processo seletivo!

gif-300x180-1Todavia, tirando um tempo para estudar sobre a empresa, entender principalmente se ela tem alinhamento com seu projeto de vida e carreira, sem dúvidas estará passo a frente da concorrência.

Portanto, esteja ciente sobre o que a organização faz, quais os principais projetos e ações deles, etc. Não estou dizendo que precisa conhecer a empresa por completo, mas conheça o suficiente para sinalizar que realmente tem interesse e estar preparado para a posição.

3 . Quais são meus pontos de melhoria?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Essa pergunta é quase um clichê nas entrevistas de emprego, mas os candidatos continuam se enrolando na hora da resposta. O que já sinaliza ausência do autoconhecimento.

Antes de tudo, tenha em mente que seus pontos de melhorias não podem confrontar as habilidades essências exigidas pelo cargo. Ademais, busque pontuar as hard skills, pois, são mais fáceis de desenvolver e não esqueça de sinalizar o que estar fazendo para melhorar.

4 . Quais são meus diferenciais competitivos?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Em um mercado disputado ter um diferencial competitivo vai fazer toda a diferença na hora de concorrer a uma oportunidade. No entanto, algumas habilidades técnicas como o inglês, por exemplo, para algumas posições são considerada básica, ou seja, não é um diferencial competitivo.

Por isso, pr

Focure desenvolver Soft Skills (habilidades comportamentais), pois, atualmente elas têm sido indispensáveis para contratação. Por outro lado, não esqueça que as Hard Skills (habilidades técnicas), continuam tendo sua relevância no processo.

Onde posso obter mais informações para conseguir um emprego mais rápido?

Você encontrará vários artigos tratando do assunto em meu perfil. E caso entendeu que necessita de suporte, me procure e vamos fazer um diagnóstico gratuito para estruturar seu caminho assertivo para o novo emprego.

Paulo Augustinho

Especialista em Carreira e Recolocação |

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s