Afinal, por que é tão difícil contratar profissionais de TI?

pexels-photo-3861969.jpeg

Foto por ThisIsEngineering em Pexels.com

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos trouxeram mudanças nas empresas, principalmente no campo de gerenciamento de dados. A tendência é que esse aspecto seja executado cada vez mais de forma totalmente digital. Com isso, a necessidade de se contratar profissionais de TI — Tecnologia da Informação — segue em constante crescimento.

No entanto, a contratação desses colaboradores não é algo tão simples. Hoje, a tecnologia faz parte da gestão estratégica de pessoas dentro das empresas. Por isso, alguns cuidados são necessários durante o recrutamento, buscando reter talentos e maximizar os acertos na organização.

Neste artigo, você vai conhecer os principais desafios na seleção de profissionais de TI. Vamos discutir os seguintes aspectos do tema:

  • Os maiores desafios em contratar profissionais de TI;
  • Como encontrar um profissional de TI qualificado?
  • Qual o cenário ideal para o profissional de TI?
  • As estratégias para retenção dos talentos de TI

Boa leitura!

Os maiores desafios em contratar profissionais de TI

A cada ano, a tecnologia traz novas possibilidades para o gerenciamento de processos e a execução de outras tarefas dentro de um negócio. No entanto, a formação de novos profissionais de TI ainda não acompanha a demanda do mercado.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Além disso, a Tecnologia da Informação é mutável. O surgimento de novas linguagens de programação e estratégias de organização de dados é constante, por isso, as expectativas dos recrutadores acerca de novos funcionários tendem a mudar com o tempo.

Nesse sentido, a falta de profissionais qualificados que atendam à demanda do mercado é enorme. Os de nível pleno e sênior geralmente são tão bem cotados, que nem precisam procurar por novas oportunidades, visto que as empresas os encontram facilmente.

O cenário então é de demanda maior do que a oferta. Ou seja, as organizações precisam de profissionais de TI preparados e engajados. Assim, muitas equipes de RH não sabem como recrutar profissionais de TI. Vejamos, então, os grandes gargalos durante o recrutamento e seleção de profissionais de TI.

Dificuldade em contratar profissionais especializados

Para se ter uma ideia da falta de profissionais de TI no mercado, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) realizou um levantamento que mostrou dados interessantes:

  • Desde janeiro de 2021, mais de 52 mil novos profissionais de TI foram contratados no Brasil;
  • O crescimento foi gigantesco: de 300% em relação a 2020;
  • Para realmente suprir a demanda do mercado nesse ritmo, seriam necessários cerca de 70 mil profissionais a cada novo ano, até 2024.

A grande demanda por esses profissionais dificulta o processo de contratação. O que fazer para encontrar esses profissionais? Algumas dicas podem facilitar o processo:

  • Crie um planejamento interno da empresa, contendo todas as necessidades e expectativas que o profissional de TI precisa atender;
  • Montar um plano de hunting ativo, buscando aqueles que se identificam com a cultura organizacional da empresa, evitando frustrações ou mal-entendidos durante o processo de trabalho;
  • Invista no fortalecimento da sua employer branding. Uma organização que possui uma  imagem positiva no mercado de trabalho, torna-se um lugar desejado para se trabalhar. Assim, os processos seletivos passam a ser mais disputados e a atraírem os melhores talentos.

Falta de profissionais com visão estratégica do negócio

A área de TI é muito vasta e suas tendências são atualizadas regularmente, em um ritmo acelerado. Por isso, a empresa precisa definir qual o perfil de profissional adequado para a função, aquele que esteja realmente alinhado às necessidades da empresa.

Se a empresa precisa de um profissional fixo, não faz sentido procurar por freelancers, certo? Grande parte dos profissionais dessa área preferem trabalhar de forma flexível e remota. Portanto, é necessário promover um alinhamento entre as expectativas da organização e do futuro colaborador.

Contratar profissionais de TI é investir na parte estratégica do seu negócio, tornando-o mais funcional e competitivo. No entanto, para que o processo seja realizado da maneira mais eficaz possível, atente-se aos seguintes pontos:

  • Defina com precisão quais as atribuições do cargo que será aberto.
  • Qual o nível de experiência é necessário para tais funções: júnior, pleno, sênior ou especialista?
  • Considere que em cada nível é exigido um salário e benefícios diferenciados para atrair os profissionais;
  • Pense na visão estratégica da empresa com essa contratação: aumentar a visibilidade no mercado, manter-se competitiva, destacar-se da concorrência, automatizar processos internos, etc.

Problemas na descrição da vaga

A descrição da vaga precisa ser clara e específica, sem deixar dúvidas e ideias ambíguas no texto. O RH precisa criar essas descrições de maneira a informar, atrair e captar talentos. Engajar os candidatos no processo seletivo é essencial para se conseguir profissionais com perfis compatíveis com a vaga.

Parte desse engajamento começa com uma descrição da vaga bem elaborada. Uma pesquisa realizada pelo Allegis Group demonstra que 72% dos gerentes de contratação afirmam fornecer descrições de cargo detalhadas, mas apenas 36% dos candidatos afirmam o mesmo.

Já um estudo realizado pelo Careerarc, mostrou que 65% dos participantes de processos seletivos declaram que nunca ou raramente recebem avisos sobre a decisão tomada em seu pedido por parte do empregador.

Assim, uma vaga descrita de maneira inadequada e um processo seletivo mal elaborado podem afastar os talentos dos seus processos seletivos.

Uma vaga que não explica o que será feito na empresa,  sem a remuneração, condições de trabalho e benefícios especificados, tem grandes chances de ser ignorada pelos profissionais, ou mesmo receber currículos fora do perfil e de especialidade.

Incentivos insuficientes

O mundo mudou e está em ritmo acelerado rumo às novas tendências. Nesse sentido, os profissionais querem trabalhar de forma flexível, mas também precisam de estabilidade na carreira e incentivos que os façam querer ficar na empresa. Algumas ações são capazes de tornar as vagas mais atrativas, como:

  • É imprescindível estabelecer um plano de carreira sólido para os profissionais de TI (e também os demais colaboradores na empresa);
  • Flexibilize os horários de trabalho e abra para o home office alguns dias da semana;
  • Permita que o profissional tenha liberdade para atuar na empresa, conciliando sua atuação com seus outros projetos;
  • Ofereça benefícios como plano de saúde, vale-alimentação ou refeição;
  • Preocupe-se em manter sua oferta de salário compatível com o mercado.

Como encontrar um profissional de TI qualificado?

Após a empresa criar uma estratégia criteriosa e específica sobre o profissional adequado para a vaga, é hora de traçar as metas para encontrá-los.

Tenha paciência na busca

Analisar os currículos que condizem com a necessidade da empresa leva tempo, mas é um processo que sempre vale a pena. É preferível gastar mais tempo num processo seletivo longo e criterioso, do que contratar às pressas um colaborador que não tenha afinidade com a visão da empresa.

É preciso colocar na balança a melhor escolha, pois caso a contratação não funcione, o trabalho de buscar novamente um outro profissional, realizar todo o processo de onboarding e treinamento, será muito mais difícil do que escolher em um processo mais lento e detalhista.

Utilize a tecnologia

A tecnologia está aí para facilitar a busca de novos profissionais da área de TI. Por isso, não deixe de utilizar ferramentas e softwares que tornem o processo de busca por esses colaboradores muito mais simples e rápido.

Outro ponto que deve ser implementado pelo RH é o uso de estratégias de marketing, utilizando ferramentas como o LinkedIn e outras redes sociais. São maneiras de colaborar para encontrar os melhores talentos para as vagas disponibilizadas na sua empresa.

Aproveite também as oportunidades internas na organização: alguma pessoa atuante nas equipes internas pode estar interessada em migrar para a carreira de TI.

Cultura de feedback no processo seletivo

Dependendo das atribuições da vaga de TI, os candidatos precisam passar por longos testes e entrevistas na busca pelo profissional certo. Portanto, uma queixa comum dos talentos é que a empresa não dá retorno sobre a vaga, se ela foi preenchida ou não.

Apesar de algumas empresas não entenderem isso como um problema, a verdade é que isso prejudica a reputação da empresa no mercado. Isso gera grande desmotivação por parte dos candidatos em se inscreverem para novas vagas.

Para sanar esse problema, a empresa precisa se planejar também para as respostas no pós-entrevista, que pode ser feita por envio de e-mails automáticos. As comunicações precisam avisar:

  • Em que fase o candidato está;
  • De quantas etapas ele vai participar;
  • Quando sai o resultado oficial;
  • Para qual fase ele passou ou se não passou;
  • Se ele for aprovado, quem vai entrar em contato para as próximas instruções.

Isso evita a ansiedade e a expectativa dos candidatos de esperarem por uma resposta, além de mostrar que a empresa se preocupa com essa parte.

Qual o cenário ideal para o profissional de TI?

Olhando pelo lado do profissional de TI, a realidade mudou em relação às preferências de trabalho. Não somente para a área de TI, as adaptações sociais foram necessárias devido a pandemia do Coronavírus, afetando pessoas de maneira geral.

Muitos profissionais passaram a priorizar a qualidade de vida, a possibilidade de trabalhar de casa, entre outros fatores. A seguir, vamos pontuar alguns fatores que estão sendo valorizados pelos profissionais dessa área:

GIF-200x150Maior oportunidade de crescimento

Estar em uma empresa que valorize a sua contribuição tornou-se algo de suma importância para quem busca uma posição no mercado de trabalho. Saber qual é o plano de carreira e as oportunidades de crescimento que ele possui são questões decisivas para o profissional escolher ficar ou não na organização.

Certifique-se de tornar claro, desde o processo seletivo, quais os caminhos e oportunidades se desenham para o profissional dentro da instituição.

Qualidade de vida

Cada vez mais as pessoas procuram por qualidade de vida, especialmente no que diz respeito a sua vida profissional, visto que passamos a maior parte do tempo trabalhando. E isso não é diferente para os profissionais da área de TI.

Primeiramente, lembre-se de realizar pesquisas para manter sua oferta de salário compatível com o mercado. Mas atente-se para oferecer também benefícios corporativos, como:

  • Plano de saúde e odontológico (que se estenda para dependentes);
  • Vale-refeição e alimentação;
  • Seguro de vida;
  • Vale-transporte;
  • Dia de folga no aniversário, etc.
  • Flexibilidade de horários.

Organização

Ela se aplica desde o planejamento da contratação do profissional de TI, até a efetivação na empresa. Por se tratar de muitos processos internos que envolvem a contratação e retenção de talentos, a organização precisa se cuidar para passar uma boa imagem no mercado – e efetivamente praticar essa boa imagem internamente.

Agindo desta forma, os candidatos vão se sentir representados e assistidos pela empresa, bem como os colaboradores que já fazem parte  ficarão mais motivados em continuar a elaborar a sua carreira dentro daquela instituição.

As estratégias para retenção dos talentos de TI

Além da contratação, outra dificuldade é manter os talentos na empresa. É de se esperar que as necessidades humanas mudam com os anos, inclusive aquelas relacionadas ao trabalho.

Logo, as organizações devem estar preparadas para manter os profissionais satisfeitos e comprometidos com os objetivos do negócio. Confira algumas dicas para reter os talentos de TI.

Crie planos de carreira e benefícios atraentes

A maioria dos profissionais tem o desejo de crescer na empresa em que trabalha. A aspiração por cargos de nível mais elevado é bastante comum e pode ser utilizada pela companhia como estratégia de retenção de talentos.

Por isso, é importante criar um plano de carreira bem estruturado. Isso significa definir bem os papéis que serão desempenhados em cada nível e o que é necessário para chegar até lá.

Entre os benefícios procurados por profissionais de TI, tem-se: horários flexíveis, possibilidade de home office e dress code informal. Eles também buscam trabalhar em ambientes inovadores e preferem empresas cujo propósito seja algo em que acreditem. Assim, oferecer alguns desses incentivos é relevante.

Faça um programa de recrutamento em universidades

O recrutamento de estagiários traz à empresa a possibilidade de atrair talentos e aperfeiçoá-los conforme as necessidades da organização. Além disso, é uma ótima forma de trazer visibilidade ao negócio.

Participar de feiras relacionadas ao mercado de trabalho e em eventos acadêmicos são boas formas de atrair os estudantes. Que tal já começar a investir nas universidades?

Invista na qualificação dos profissionais 

Cada empresa tem suas necessidades. Por isso, você não deve esperar que encontrar alguém que cumpra pré-requisitos muito específicos seja tarefa fácil. Selecione aqueles que mais se encaixam aos valores da organização e então invista em sua qualificação.

Por isso, no momento da contratação, avalie se o profissional consegue desenvolver novas habilidades. Com bons treinamentos, o colaborador poderá trazer ótimos resultados.

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Contrate pessoas dispostas a aprender com os usuários do sistema

O desenvolvimento de um sistema é um trabalho constante. Por isso, a experiência do usuário é fundamental para que a equipe de TI possa identificar oportunidades de melhoria e colocá-las em prática rapidamente.

Dessa forma, é importante contratar profissionais dispostos a receber feedbacks de usuários e a ter uma relação amigável com eles.

Avalie as soft skills do candidato

Com um mundo em rápida transformação, não é possível saber quais atribuições serão esperadas dos profissionais de TI daqui a alguns anos. Se algo no negócio mudar, as expectativas quanto à equipe de desenvolvimento também mudará.

Por isso, dê preferência aos profissionais flexíveis, com boa capacidade de adaptação e facilidade em buscar conhecimentos. Eles conseguirão abraçar as mudanças e trarão bom retorno ao negócio.

Como vimos, a contratação de profissionais de TI pode trazer dificuldades ao recrutador. Algumas delas se referem ao perfil dos candidatos e outras, à forma como é feita a seleção. Logo, é importante que o responsável pelo RH da empresa esteja atento às necessidades dos especialistas. Com nossas recomendações, as chances de acertar no processo de contratação aumentam, bem como a probabilidade de reter os talentos na empresa.

Fonte: Convenia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s