pexels-photo-4189476.jpeg
Foto por Edwin Nava em Pexels.com

Acontece que, na maioria das vezes, o candidato a uma vaga não avança por não estruturar de maneira assertiva e direcionada seu currículo (CV) ou o cadastro no site de emprego, o que impacta consideravelmente o resultado ao fim do processo

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Quem nunca se deparou com um colega se lamentando do porquê seu currículo não ter sido selecionado pelo recrutador na triagem, ou até mesmo você já se viu nessa situação? Então começam os questionamentos: “será que meu perfil não é bom?”, “eu não sou compete?, “será a minha idade?”, e tantas outras coisas que vem à mente.

Claro que, infelizmente, ainda hoje nos deparamos com profissionais “descartados” por estarem “velhos demais”. Mas, acontece que na maioria das vezes, o candidato a uma vaga não avança por não estruturar de maneira assertiva e direcionada seu currículo (CV) ou o cadastro no site de emprego, o que impacta consideravelmente o resultado ao fim do processo.

GIF-200x150Diariamente, principalmente no Linkedin, nos deparamos com várias situações que chamam a atenção de quem busca emprego através do uso das palavras-chave. No entanto, muitos profissionais têm dúvidas de como utilizá-las para se destacar da concorrência num processo seletivo e até mesmo no posicionamento da marca pessoal no Linkedin, aumentando assim a possibilidade de ser abordado por um Headhunter, por exemplo.

Afinal, o que são essas palavras-chave?

São descrições das habilidades que os profissionais de Recursos Humanos frequentemente usam para descrever o que o ocupante do cargo irá desempenhar no dia-a-dia de trabalho, bem como o que se espera dele, no sentido de competência.

Exemplo:

Gif site (180 x 180 px) (1) (1)Cargo: engenheiro de manutenção

Palavras-chave: custos de manutenção, indicadores de manutenção, confiabilidade, gerenciamento, análise de falhas.

É indispensável a utilização delas. Tanto em uma triagem manual, quanto robotizada por meio dos sistemas de rastreamento de candidatos – ou ATS -, suas chances de conseguir uma entrevista e avançar para próxima etapa são maximizadas, visto que seu currículo reflete o que a empresa busca e descreve no anúncio de divulgação. Sendo assim, a partir de agora, se você não avançou da triagem, lembre-se que há grandes chances de seu CV ou cadastro estar desalinhado com a vaga ofertada.

total-grupo-gif-180x180Portanto, reforço a importância de mostrar que você está na mesma linhagem, usando as mesmas palavras que o recrutador para transmitir suas competências, qualificações e experiência para ocupar a vaga.

Paulo Augustinho

Especialista em Recolocação – Personal Branding (Marca Pessoal)

Fonte: Administradores