Empresas investem em chatbots com inteligência artificial para automatizar tarefas do RH

pexels-photo-230554.jpeg

Foto por Roman Pohorecki em Pexels.com

Já é cada vez mais comum ouvir falar sobre o uso de assistentes virtuais para realizar o atendimento aos clientes nas empresas. Mas já pensou na possibilidade de colocar os chatbots com inteligência artificial para fazer o ‘atendimento’ dos próprios funcionários?

Esta é uma aplicação inovadora para facilitar a rotina da equipe de RH das empresas, já que o ‘robô’ pode automatizar diversos procedimentos relacionados ao setor de recursos humanos. O uso desse tipo de tecnologia é uma tendência consolidada devido à necessidade de transformação digital dos negócios e à modernização constante.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Então, a aplicação dos chatbots faz o RH economizar tempo, reduzir custos, ganhar eficiência e ser mais estratégico. Inclusive, uma pesquisa da Microsoft no Reino Unido mostra que 68% dos profissionais do departamento esperam que a automação de tarefas gere tempo para um trabalho mais significativo em relação ao que mais importa no setor, que são as pessoas.

“O chatbot pode assumir o papel de um funcionário do RH, ou até de mais de um. Com isso, com certeza, vai sobrar mais tempo para esses profissionais tomarem conta dos colaboradores da empresa e também pensarem de forma mais estratégica na gestão de pessoas”, comentou o CEO e cofundador da Yellow Messenger, Raghu Ravinutala.

A Yellow Messenger é uma das empresas que lideram o segmento de chatbots com inteligência artificial para o RH, ajudando na comunicação interna das companhias. Outra grande vantagem de usar os assistentes virtuais está relacionada ao fato dos funcionários poderem adotar o autosserviço, ou seja, buscar informações e realizar processos, como pedir uma licença, de forma automática e sozinhos.

“Esse tipo de ferramenta pode aumentar a satisfação da equipe com a empresa, melhorar a percepção da marca pelos colaboradores, elevar a produtividade e até gerar maior retenção de talentos”, disse Ravinutala.

Vale destacar que as empresas que investem nessa percepção positiva da sua marca junto à equipe interna podem aumentar as receitas em até 2,4 vezes, segundo estudo do BCG.

kaballah mask

Mas que tipos de processos de RH podem ser resolvidos com os chatbots?

1. Contratação de funcionários: por meio do chatbot no RH, os gestores podem divulgar campanhas de vagas, resolver dúvidas de candidatos, filtrar currículos e automatizar todo o processo de contratação, desde o agendamento da entrevista até a geração do contrato de trabalho.

2. Integração dos novos contratados: além do processo de contratação, o onboarding também pode ser feito com o uso do chatbot com inteligência artificial, com o envio de documentos, treinamento, avaliação e conexão com os novos colegas de trabalho.

bloggif_5a7c5307e59cd (1)3. Questões burocráticas: o chatbot ajuda a fazer a solicitação de licenças por parte dos funcionários e aprovação dos gestores, o rastreamento e a comprovação de presença da equipe, o fornecimento de folha de pagamento e benefícios aos colaboradores, a automação de processos de reembolsos, entre outros.

4. Apoio no desenvolvimento profissional: os assistentes virtuais podem recomendar treinamentos com base nas metas, habilidades e interesses dos funcionários, enviar lembretes personalizados dos cursos, promover conteúdos de aprendizagem, realizar avaliações e até gerar certificados.

5. Feedbacks dos funcionários: nada melhor do que ouvir os funcionários para saber o que está acontecendo na empresa. Por isso, os chatbots ajudam a obter feedbacks anônimos e coletar insights, como por exemplo, sobre intenção de saída, auxiliando a avaliar o índice de satisfação, prever o desgaste na relação e melhorar a retenção dos colaboradores.

total-grupo-gif-180x1806. Engajamento do time: os chatbots ainda podem servir como uma ferramenta de comunicação interna valiosa para envio de saudações personalizadas em ocasiões especiais, incentivo para valorizar os esforços de colegas, questionários e jogos dentro da equipe.

7. Resolução de problemas: outro recurso importante dos chatbots é a possibilidade de direcionar o colaborador para tirar dúvidas e resolver questões mais complexas com um funcionário específico, seja de TI, RH, administrativo, gerencial ou outro. O chatbot coloca sempre a pessoa certa com quem se conectar para qualquer problema.

Fonte: Rh Portal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s