O que avaliar na criação de um programa de desenvolvimento de líderes?

pexels-photo-3184328.jpeg

Foto por fauxels em Pexels.com

O programa de desenvolvimento de líderes é fundamental para o sucesso de uma empresa.

A escassez de profissionais preparados para assumir cargos de gestão é um dos motivos para que treinamento de talentos internos sejam cada vez mais praticados em grandes corporações.

Essa iniciativa se trata de preparar profissionais com potencial para cargos de liderança, como gestão e direção. Os cursos têm foco no entendimento sobre o negócio, visualização das diversas áreas de atuação, métodos de atuação como líder, estratégias de comunicação com a equipe, entre outros.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300Mesmo que você já tenha esse programa na sua empresa, você consegue perceber se ele causa o impacto que a sua organização deseja? O projeto tem que viabilizar o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, oferecendo ferramentas fundamentais para apoiar esses futuros líderes e fazendo-os alcançar o autoconhecimento.

Pensando nisso, separamos alguns pontos principais para considerar e ajudar você a criar o programa de desenvolvimento de líderes que trará resultados para a sua empresa. Confira!

Defina os valores da empresa

Os valores de uma empresa são a base para o sucesso. Por essa razão, esse é o ponto principal para ser revisto e integrado às operações do seu negócio, tanto para o bom funcionamento e resultados do seu programa de desenvolvimento quanto para reter talentos essenciais para a sua organização.

Portanto, é fundamental definir claramente os valores da empresa e, assim, incorporá-los nos treinamentos de desenvolvimento de líderes e nas estratégias de avaliação. Comece analisando minuciosamente a missão e objetivos da instituição. Com isso, você terá uma base do seu programa e poderá desenvolvê-lo melhor.

Definir os valores da empresa permitirá que o treinamento crie líderes capacitados e alinhados com a missão da organização. Além disso, um projeto bem desenvolvido é capaz de criar colaboradores exemplares, leais e engajados com os objetivos do negócio.

Saiba quais são as necessidades da empresa

Entender as reais necessidades da empresa para o futuro ajudará a completar as lacunas do seu programa de desenvolvimento de líderes. Identifique se há a possibilidade de algum diretor ou gestor atual se aposentar em pouco tempo e quais são seus atributos e competências fundamentais para o futuro do negócio, por exemplo.

Liste as metas e objetivos a curto e longo prazo da organização. Dessa maneira, o programa deve ser estruturado para atender esses aspectos, garantindo que a empresa tenha os profissionais alinhados a esses pontos. Isso pode promover o crescimento do negócio ao atender suas prioridades de desenvolvimento.

457fd35a-63a5-4f61-8bc1-e85709ce3bf2

Além disso, aproveite para refletir sobre o significado de liderança para a sua empresa. Observe os principais exemplos de profissionais que já ocupam esse cargo e quais características são mais valorizadas. Esse é o melhor caminho para evitar definições vagas, como “ser perceptivo” ou “focar em crescimento”. Pense em competências como “determinação”, “integridade”, “senso de justiça” e “ética” como atributos importantes para esses líderes.

Descubra as pessoas em potencial

Conheça os atuais líderes do seu negócio, saiba quais são as principais habilidades e experiências desses colaboradores e, principalmente, a forma que essas características ajudam no sucesso atual da sua empresa e como o desempenho deles contribui para o futuro da organização.

Essas informações serão essenciais para ter uma noção e identificar os colaboradores com potencial de liderança. Uma forma de medir o sucesso dos funcionários é realizando análises de desempenhos. Esses processos de avaliação ajudam a identificar quem está buscando por crescimento de carreira ou oportunidades de liderança. Com isso, você poderá aplicar os treinamentos teóricos e práticos que são necessários.

Estabeleça o escopo do programa

Estabelecer o escopo do programa de desenvolvimento de líderes consiste em evidenciar elementos relevantes para o projeto. Isso vai ajudar reconhecer os profissionais aptos para o treinamento, alinhar a metodologia e os cursos de acordo com as necessidades dos colaboradores e da instituição.

Nessa etapa, considere a opinião dos líderes atuais e dos colaboradores por meio de reuniões, questionários e avaliações. Além disso, pesquisas de satisfação dos clientes, análises de desempenho, falhas da organização, entre outros aspectos que possam fazer diferença no programa.

labortime

Com essas informações, você conseguirá estruturar um programa de desenvolvimento de líderes que trará mais resultados, por meio de treinamentos focados nas necessidades da empresa.

Entenda qual metodologia aplicar

A partir da avaliação das necessidades da empresa, o escopo, os valores e os profissionais em potencial, você estará preparado para definir a melhor metodologia para aplicar no programa de desenvolvimento de líderes. Por meio de atividades baseadas na neurociência e psicologia comportamental, é possível ajudar os profissionais a alçarem os principais atributos de liderança, por exemplo.

Um programa eficaz é aquele que prepara os líderes para diferentes situações reais, por isso, é fundamental não tratar o projeto como uma fábrica de gestores e diretores. Essa é a oportunidade que você dará para a equipe de crescer e aprender e, no meio desse processo, será possível identificar aqueles profissionais em destaque. Com esse conceito estabelecido, você entenderá qual metodologia aplicar.

Foque na retenção de talentos

O programa de desenvolvimento de líderes também é uma estratégia de retenção de talentos. O processo possibilita identificar e preparar os profissionais com potencial para assumir cargos de liderança e, dessa forma, focar o investimento nesses colaboradores que podem ser valiosos para o futuro da empresa.

total-grupo-gif-180x180Por esse motivo, é importante garantir a satisfação com a carreira, medir o engajamento do time, alinhar propostas de compensação por desempenho (como férias extras, vagas reservadas de estacionamento, bonificação, aumento de salário etc.), entre outras estratégias de retenção de profissionais e valorização do funcionário.

O programa de desenvolvimento de líderes é vital para o sucesso da empresa. Portanto, com essas dicas valiosas, você poderá ter um projeto bem estruturado e que trará resultados positivos para a sua organização. Explore as metodologias e procure ajustar conforme o progresso. Sendo assim, não tenha medo de mudar qualquer aspecto conforme as necessidades que surgirem. Lembre-se de medir os resultados para garantir o crescimento dessa iniciativa.

Fonte: Robert Half

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s