Whatsapp nas empresas é ferramenta importante, mas inspira cuidados

pexels-photo-3571094.jpeg

Foto por Torsten Dettlaff em Pexels.com

Aplicativo ganha cada vez mais espaço dentro das empresas e se torna uma ferramenta de comunicação potente nas estratégias de comunicação

O WhatsApp nas empresas enquanto ferramenta de comunicação interna tem sido cada vez mais uma realidade no mundo corporativo. O Fórum “Empresas que Melhor se Comunicam” contou com a presença do gerente de Imprensa Corporativista, Fernando Campoi e do Head de Comunicação Corporativa, André Degasperi, abordando um pouco de suas experiências com a utilização do aplicativo no ambiente interno de empresas.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300O aplicativo de mensagens WhatsApp tem sido utilizado como principal meio de comunicação dentro de empresas pelo Brasil. Fernando Campoi, da Volkswagen, conta que atualmente a troca de informações entre grupos é uma realidade dentro da montadora. O uso do aplicativo foi a solução encontrada pela empresa buscando dinamizar o acesso dos mais de 98% dos empregados que fazem parte do grupo empresarial.

“Temos um grupo chamado G70, que é composto por alguns executivos ligados ao board da empresa, trocamos informações no WhatsApp, que posteriormente vão ser cascateadas e repassadas para as equipes.” diz Campoi.

Whatsapp nas empresas

O WhatsApp tem uma grande parcela de participação na elevação e crescimento contínuo de pequenas e médias empresas. Fernando ressalta a importância do aplicativo no ambiente interno no atual momento, com a pandemia da Covid -19.

“Sabemos da força do WhatsApp na atualidade, esperamos que no futuro seja possível institucionalizar isso dentro da nossa empresa. Por questões legais e de relações trabalhistas, nós não temos o aplicativo para todos os funcionários, e dessa maneira o app interno acaba substituindo-o”, ressaltou.

Além do WhatsApp, o gerente cita alguns exemplos de ferramentas de comunicação interna que são utilizados, como o jornal e os quadros eletrônicos que são direcionados para as fábricas. “Além do WhatsApp que é utilizado oficialmente pela liderança, existem muitos outros grupos que acabam sendo criados com comunicação interna.”

Estratégias de comunicação

A utilização do aplicativo de conversa, segundo André Degasperi, head de comunicação corporativa, fora do horário de trabalho, juntamente com a criação de grupos entre funcionários, é algo muito recorrente na empresa. “Acredito que o WhatsApp traz uma demanda natural a todos. Grande parte das pessoas querem utilizar a ferramenta”, salienta Degasperi.

O aplicativo, por questão de distanciamento, e com a chegada da Covid-19, tem sido fundamental para a readaptação das empresas. “Hoje em dia temos uma revista eletrônica apenas voltada para o WhatsApp, abordando diversidade, inclusão e recordes de produção. Assuntos relevantes que atraem as pessoas cada vez mais”, diz o executivo.

“Trazer o WhatsApp como uma estratégia de comunicação é um desafio. Tendo como exemplo a empresa LATAM, que trabalha com 70% na área de operação e 30% no escritório, o trabalho com múltiplas culturas e diversidade de pessoas ao redor do mundo” conta o comunicador.

Degasperi refprça que quando se fala em estratégia de comunicação dentro de empresas, se torna necessário a criação de um tipo de conteúdo específico para cada canal, e dessa maneira cada empresa consegue achar uma maneira de direcionar conteúdo para o WhatsApp.

“Temos chamadas para cada assunto, entrevistas com colaboradores participando pelo WhatsApp, e futuramente pretendo migrar para o business, para começar a entender os números dessa interação, pois, por enquanto, o feedback acaba sendo informal, mas muito satisfatório”.

WhatsApp Image 2021-05-24 at 14.29.35

Mudanças de hábito

A maneira de se comunicar passou por processos de mudança ao longo dos anos, pessoas que trabalham na área da comunicação tiveram que se habituar para uma melhor comunicação no ambiente de trabalho e relações interpessoais.

A criação de Spots semanais que tem como objetivo levar informações sobre a Covid-19 às pessoas, como explica Degasperi. “Criamos o Spots e distribuímos para as pessoas, dessa maneira era distribuído também para a liderança.” Para ele, não se deve subestimar o poder do áudio na estratégia de comunicação, já que possui grande potencial, baixo custo e como benefício acaba atingindo todo mundo.

“A comunicação que inicialmente era feita por e-mail e institucionalizada através de murais se tornou muito antiga, dessa maneira acaba sendo necessário se reinventar dentro de uma nova maneira de se comunicar”, explica.

“O WhatsApp não atrasa demandas, mas salva vidas. Se souber utilizar de uma forma coerente e com bom senso, ele só vai trazer benefícios para quem utiliza”, afirma o Head de comunicação.

labortime

WhatsApp fora do ambiente de trabalho

O uso do aplicativo de mensagens fora do ambiente de trabalho é uma questão que gera bastante debate dentro das empresas e Degasperi que o gestor não deve enviar mensagens fora do horário de trabalho, mesmo que seja no celular corporativo. “Estipular um horário que para a troca de mensagens é algo importante dentro de uma empresa, foi o que utilizamos aqui na ADM”, conta.

total-grupo-gif-180x180“O WhatsApp salva vidas tendo o bom senso de uso”, afirma Campoi, da Volkswagen. Ele acredita na utilização dos limites da empresa para com seus funcionários dentro e fora do ambiente de trabalho.

“Falamos várias vezes em bom senso, e acredito que esse seja o caminho para não atrapalhar a vida dos outros. O WhatsApp é dinâmico e facilita demais o trabalho, mas criar regras para a utilização do aplicativo fora do ambiente de trabalho é algo importante, tendo em vista que as pessoas possuem vida fora da empresa”, conclui.

Fonte: Melhor RH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s