Dicas para procurar emprego durante a pandemia

pexels-photo-4050312.jpeg

Foto por Vlada Karpovich em Pexels.com

A pandemia parece dificultar as coisas para nós, mas a realidade é que as oportunidades estão lá fora, esperando por você. Nós lhe dizemos o que fazer para encontrar um emprego durante a pandemia.

Quem ia nos dizer, há alguns anos atrás, que ao virar da esquina estávamos esperando por uma pandemia global capaz de mudar tudo. Porque, é verdade, a pandemia em que vivemos nos mudou de muitas maneiras.

Para começar, as restrições e precauções que devemos tomar mudaram socialmente. Além disso, a economia geral sofreu (e continuará a sofrer) muito, e muitas empresas e empresas familiares fecharam suas portas para sempre. E aqueles que não fecharam tiveram que se adaptar às novas circunstâncias.

GIF Sertec_JackelyneB_300x300As empresas que se adaptaram adotaram a tecnologia, o que lhes permite não só continuar com a atividade “como antes”, mas tomar novos caminhos que darão frutos no futuro. A transformação digital e a importância das habilidades digitais são dois dos conceitos que você vai ouvir mais hoje, especialmente quando se trata de buscar emprego na pandemia.

Dicas para encontrar trabalho durante uma pandemia

Para procurar trabalho em pandemia, a primeira coisa que precisamos saber é que precisamos dominar as principais ferramentas de comunicação na ponta dos dedos. Por exemplo, você deve saber como encontrar emprego pela Internet, algo que lhe servirá com ou sem pandemia.

Nesta seção discutiremos dicas para encontrar e encontrar trabalho durante uma pandemia. Ele acha que estes são conselhos que são igualmente válidos para encontrar trabalho em tempos de silêncio, mas que, talvez, a situação decorrente do coronavírus no mundo nos fez pensar melhor sobre certos aspectos.

Vamos lá.

Não pare de treinar.

Este conselho é essencial a qualquer momento. Ou seja, nunca há um “momento” ideal para treiná-lo, mas deve ser algo que está presente em sua vida a partir de agora até o dia da sua aposentadoria.

Aprofunde-se mais em sua especialização, mas também em novos tópicos que lhe permitam abrir suas expectativas e estar preparado para uma nova oportunidade. Por exemplo, como aconteceu, treinar-se em ferramentas digitais pode abrir portas que você não conhecia em tempos de pandemia como a que vivemos.

Prepare-se para entrevistas telemáticas

Seja zoom, equipes ou qualquer outra ferramenta de videoconferência, sua próxima entrevista de emprego pode ocorrer remotamente. Já no corpo da pandemia estava começando a se tornar uma tendência, quanto mais hoje, que temos mais restrições de mobilidade e que basicamente queremos ter cautela no nosso dia a dia.

Há várias coisas a ter em mente com entrevistas online:

    • Verifique antes de conectar com os entrevistadores que tudo funciona bem: desde o microfone, passando pela câmera, levando em conta a luz da sala, se há eco, se você ver coisas que não devem ser vistas… De qualquer forma, assista ao palco que você vai ver e ouvir seus interlocutores a tempo antes da entrevista.
    • Seja pontual, é muito importante, assim como na vida real. Ou mais, já que você está em casa. Pense nisso, você está atrasado para um compromisso em sua própria casa?
    • Mantenha o “contato visual”. Você faz isso olhando para a câmera, não para a sua tela. Ele tem a desvantagem de você não poder ler a linguagem corporal do seu entrevistador, então (truque) você pode tentar colocar a câmera bem na frente da tela, com um tripé, por exemplo. Dessa forma, você vai olhar para a câmera e também ver o que acontece na tela.

labortime

Projete sua própria estratégia de pesquisa

Cada pessoa tem seus próprios recursos, mas se você desenhar uma estratégia para o seu caminho de carreira que o guie também na sua busca de emprego, você será mais eficiente. Estamos falando não só do trabalho que você quer acessar agora, mas de pensar no que está fazendo em 3, 5, 10 anos.

Dessa forma, você pode planejar uma série de passos a serem dados em sua carreira. Isso não impede o tempo e a vida de levá-lo por outros caminhos, mas pelo menos você pode começar com alguma progressão em mente.

Você também pode focar em setores que foram fortalecidos na pandemia: educação; cuidados de saúde e farmácia; higiene; fornecedores de logística, tecnologia e software; Poder… Há também oportunidades em empregos que são naturalmente remotos, como o teleoperador.

Há até uma demanda crescente por perfis capazes de treinar outros em habilidades de comunicação e trabalho em equipe remoto.

Use o poder das mídias sociais e seus contatos

Faça sua própria rede de contatos profissionais, audite seus perfis sociais e pesquise por si mesmo no Google. Assim, você saberá o que os recrutadores vão encontrar sobre você, e se você está interessado, ou não, tudo o que sai por aqui.

Recomendamos que você pesquise no Google a partir de um navegador onde você não tem um histórico. Assim você encontrará o que qualquer um que você quiser vai ver. Uma opção é usar a navegação anônima que o Google Chrome permite fazer, por exemplo.

total-grupo-gif-180x180Ele oferece uma proposta de valor e não tanto um currículo

Por que eles deveriam contratar você e não qualquer outro candidato? Isso traduz suas competências em vantagens competitivas em relação aos outros, e elas trazem um valor muito claro para a empresa a que você está aplicando.

Mantenha um espírito positivo

Sem dúvida, muito importante. É muito difícil procurar trabalho quando achamos que não há nada para fazer, que as coisas são terríveis, que não há futuro. É difícil, milhões de empregos são destruídos (e destruídos), mas milhões de outros novos empregos surgirão que não sabíamos. É por isso que é importante permanecer positivo, com a mente aberta, em constante formação, e não deixar-se levar pelo desespero.

Anime-se, aquele trabalho que você está procurando está esperando por você em algum lugar!

Fonte: Universia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s