Aumente suas chances trabalho com certificações gratuitas

Foto por Julia M Cameron em Pexels.com

O ano de 2020 provocou uma verdadeira guinada na busca e demanda por trabalho remoto em todo o mundo.

Pouco a pouco as empresas estão descobrindo que essa modalidade de trabalho, além da redução de custos, pode ser capaz de provocar um aumento na produtividade de seus colaboradores. Apesar disso, muita gente ainda não se sente preparada para dar início nessa jornada.

Assim, opte você pelo trabalho remoto ou não, é sempre bom estar qualificado e preparado para escolher as melhores oportunidades. Dito isso, preparamos uma lista com algumas das certificações mais cobiçadas pelas empresas, contratantes e profissionais freelancers.

1. SEMRush

O SEMRush é uma plataforma online capaz de fornecer uma alta gama de dados e insights sobre websites, anúncios e, principalmente SEO (do Inglês, Search Engine Optimization). Assim, caso você tenha interesse em dominar essa ferramenta de marketing, a plataforma oferece uma série de cursos gratuitos e testes de certificação para que você entre nesse mercado com o pé direito. Para isso, basta acessar o SEMRush Academy, escolher o curso de sua preferência e passar nas provas.

2. Hubspot

A Hubspot é uma empresa de origem americana que cunhou o termo Inbound Marketing. Essa nova modalidade de se trabalhar o marketing de forma mais passiva, respeitando o ciclo de compra do cliente, revolucionou o mercado de maneira decisiva.

Atualmente, a empresa disponibiliza alguns dos cursos de suas certificações em Português. Um deles é a Certificação de Inbound Marketing. Para conferir outros cursos, também gratuitos, oferecidos pela Hubspot (em Inglês), acesse o Hubspot Academy.

3. Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco, oferece diversos cursos de gestão em sua plataforma. Os cursos são divididos por temáticas como: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Básica e Pedagogia e Informática.

O segredo é acessar a página de cursos da Fundação Bradesco e checar todos os cursos de cada temática. Assim, você poderá ter uma visão geral de cada trilha de conhecimento e preparar um cronograma de estudos.

4. Certificações de Anúncios do Google

As provas de certificação de marketing do Google são totalmente gratuitas e podem ser obtidas de forma totalmente online. Para ter acesso ao curso e aos materiais de estudo, você deve acessar a nova plataforma de cursos e certificação do Google, o Skill Shop.

A recomendação é a de que você comece pelos conceitos fundamentais. Em seguida, inicie os estudos e a obtenção de certificações de temas mais complexos. Um ótimo roteiro a se seguir, seria:

  • Certificação em Rede de Pesquisa do Google Ads;
  • Certificação em Rede de Display do Google Ads;
  • Certificação em vídeo do Google Ads;
  • Certificação em anúncios de Shopping;
  • Certificação em análise no Google Ads;
  • Google Analytics Individual Qualification.

Após isso, caso deseje, pode passar para a certificação de Waze, Google Marketing, AdMob, entre outros.

5. Rock University

A Rock Content é a maior de marketing de conteúdo da América Latina. Os freelancers que desejam trabalhar com a empresa devem realizar um processo de capacitação e certificação pela Rock University – o braço educacional da Rock Content.

Atualmente, 9 cursos estão disponíveis de forma gratuita e oferecem uma boa bagagem para quem deseja iniciar sua carreira no Marketing de Conteúdo ou elevar o seu leque de possibilidades. Os cursos são: marketing de conteúdo, Produção de Conteúdo para a Web, Inbound Marketing, Outbound Marketing & Sales, Revisão de Conteúdo para a Web e WordPress na Prática.

6. Coursera

O Coursera é uma plataforma de cursos online bastante famosa. Ela oferece cursos em parceria com as maiores universidades do mundo. Vários deles contam com legendas em Português. A maior parte dos cursos é paga, mas você pode acessá-los como ouvinte e garantir a gratuidade ou pagar para obter um certificado válido.

Porém, você ainda pode obter um certificado válido caso comprove que não pode pagar por um curso. Para isso, realize o seu cadastro no Coursera, acesse a página do curso de sua preferência e clique em “Auxílio financeiro disponível”. Preencha o formulário com informações sobre a sua situação. Após a avaliação da equipe, o seu pedido pode ser aprovado ou não.

Dica: só solicite o Auxílio Financeiro se você tiver certeza de que completará o curso e de que o certificado fará diferença em sua carreira. Caso contrário, entre no curso como ouvinte.

7. Cursos Gratuitos FGV

A FGV – Fundação Getúlio Vargas é uma instituição referência em ensino no Brasil. Oferece cursos de Pós-graduação e MBA e é uma das pioneiras no ensino online no país. Mas o que pouca gente sabe é que a instituição oferece uma série de capacitações online com certificado. São mais de 90 cursos com carga horária média de 5 horas.

Os cursos variam desde Direito Tributário, Negociação, Gestão e Humanidades. Para acessar a lista de cursos gratuitos disponíveis, basta acessar o Portal da FGV Online e clicar em Cursos Gratuitos.

8. LinkedIn Learning

O LinkedIn, maior rede social focada em negócios do mundo, disponibilizou, de forma gratuita, a trilha de conhecimento com o tema Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade. Trata-se de um aprendizado bastante relevante. Muita gente acredita que o trabalho remoto ou home office se resume em apenas levar o computador para casa e trabalhar normalmente. Não é bem assim.

O trabalho remoto exige disciplina, novas habilidades de comunicação e criatividade, foco, autocontrole e muita autogestão. O curso pode ser acessado através do LinkedIn Learning. Você precisará ter uma conta registrada no LinkedIn para ter acesso.

É claro que a obtenção de certificados de conclusão de cursos não são uma garantia de empregabilidade. Porém, para que qualquer profissional possa se manter competitivo no mercado, toda comprovação de atualização de conteúdo ou de utilização de modernas tecnologias é sempre  bem-vinda. Assim, aproveite para também aplicar os seus conhecimentos nas empresas de amigos e familiares e de ONGs. Casos de sucesso sempre são uma ótima forma de demonstrar que você é capaz de dominar um assunto.

Fonte: Carreira & Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s