Coronavírus E O Mercado De Trabalho: Veja As Estratégias Das Empresas

(Deagreez/Thinkstock)

O cenário de pandemia do novo coronavírus (COVID-19) vem alterando a rotina e estratégia de diversas organizações. Diariamente, elas estão repensando como podem adaptar suas ações, processos e métodos de trabalho.

Segundo Alexandre Piva Sobrinho, médico infectologista, professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), pesquisador e Presidente da Comissão de Infecção Hospitalar do Complexo Hospitalar Padre Bento e do Hospital Bom Clima de Guarulhos, as principais ações que as empresas brasileiras devem tomar são, se possível, o home office, alternância de dias de trabalho e horários alternativos – de forma a evitar horário de pico no transporte, reduzir número de pessoas nos elevadores e menor fluxo de funcionários no ambiente de trabalho.

Além disso, de acordo com Sobrinho, devem aumentar a frequência da higienização em locais de grande circulação de pessoas – como banheiros, lavatórios, maçanetas, botoeiras, corrimãos, mesas de reunião e de trabalho, telefones, teclados etc.

Separamos abaixo as ações de algumas empresas até o momento:

BRQ Digital Solutions: A empresa liberou todos seus colaboradores para trabalhar de forma remota. Entre as medidas tomadas no período estão: comunicados para principais dúvidas sobre o processo interno; live com médico, sendo reproduzido pelo Workplace para 100% dos profissionais, com possibilidade de tirar dúvidas na hora; cancelamento de viagens nacionais e internacionais; cancelamento de eventos coletivos; campanha de vacinação funcionários e familiares; quarentena.

Deloitte: Adoção do modelo Virtual Workplace aos profissionais, em suas residências, provendo as ferramentas tecnológicas e as orientações voltadas à confidencialidade das informações. Foi determinado o Virtual Workplace às gestantes e lactantes, aos imunossuprimidos, aos doentes crônicos e aos familiares de pessoas com restrições, por tempo indeterminado. Aos profissionais que retornam de viagens internacionais (mesmo que assintomáticos), bem como àqueles que estão próximos de quem tem sintomas, o Virtual Workplace deve ser exercido ao menos por 14 dias. Cancelamento de eventos e ausência em eventos de terceiros, por tempo indeterminado. Produção de webinares (eventos em formato digital) e disponibilização de conteúdos que contribuem para a compreensão e preparação diante dos impactos do Covid-19 em relação a uma série de aspectos: da economia e negócios à gestão financeira, do cuidado com as pessoas aos riscos estratégicos. Veja mais no link.

Eletronuclear: foi adotado o trabalho remoto sempre que possível. Isso vale, especialmente, para aqueles colaboradores que estejam no grupo de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde ou convivam com pessoas que nele se enquadrem. Por essas razões, o Observatório Nuclear – centro de visitação da empresa em Angra dos Reis – será fechado até segunda ordem. Permanecerão trabalhando na empresa, principalmente, os empregados essenciais ligados à operação de Angra 1 e 2, à manutenção do canteiro de obras de Angra 3 e à implementação da Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS).

Grupo HEINEKEN: Foi criada uma grande força-tarefa e uma série de ações, como o cancelamento dos eventos de marcas, adoção do trabalho remoto para áreas elegíveis, intensificação do uso da tecnologia para diferentes atividades, reforço das medidas de higiene, suspensão de viagens e disponibilização de um canal exclusivo de Saúde Corporativa para orientação e atendimento aos 13 mil colaboradores e familiares. Todas as ações estão sendo monitoradas e reforçadas de acordo com o desdobramento da situação no país. Há um time dedicado a buscar alternativas que contribuam com a sociedade.

Hitachi Vantara: A matriz da Hitachi Vantara fica em Santa Clara, Califórnia. Nesta unidade, foi criado um Comitê Central para dar orientações a todos os funcionários a nível mundial. Foi elaborado um protocolo de segurança para reportar os casos à área de RH. Se algum funcionário sentir os sintomas, esse comunicado pode ser feito por meio de uma plataforma web, e-mail ou telefone.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz: Aceleração do processo de contratação de técnicos e enfermeiros, que já estava em andamento antes da pandemia, devido ao processo de expansão da sua Unidade Vergueiro. Uso do home office para aquelas atividades pertinentes; liberação de estacionamento para todos os colaboradores; flexibilização de horários para evitar a utilização de transporte público nos momentos de pico; envio de boletins com recomendações em relação ao uso de Equipamentos de proteção Individual (EPIs); Programa Saúde Integral – Espaço de atendimento médico, psicológico, serviço social, nutricional, entre outros, como suporte direto ao colaborador e seus familiares; restrição ao trabalho nas unidades específicas para atendimento aos pacientes com casos suspeitos ou confirmados para o COVID-19 para colaboradores acima de 60 anos, cardiopatas, diabéticos, portadores de doença respiratória crônica, imunodeprimidos e gestantes.

More Than Real: Home office para todos os colaboradores; estão cobrindo os custos de vacinação contra os demais tipos de gripe para todos os colaboradores. A empresa preparou também um kit com álcool, máscara e as instruções corretas de uso destes itens, com base em publicações científicas. Do ponto de vista de ferramentas, adotaram o Slack para centralizar toda a comunicação dos projetos em andamento, assim como o Trello para organização individual e o TeamWeek para distribuir as tarefas de cada pessoa no tempo, gerando uma visão global de toda a produção da empresa para todos.  “Acredito que o ponto mais importante seja o de reunir as informações corretas, com base científica, conseguir levar estas informações para as lideranças de modo claro, gerando as discussões necessárias para a correta tomada de decisão”, diz Marcos Trinca, Partner e Head de XR da More Than Real.

Stefanini: A plataforma de Inteligência Artificial Sophie está sendo utilizada para informar os colaboradores sobre o COVID-19, principais sintomas, como as pessoas devem se prevenir e como a companhia está atuando neste momento de cautela. A ferramenta de inteligência cognitiva foi treinada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Stefanini para responder via chat, pelo canal Stefanini Atende, às principais dúvidas sobre o tema no Brasil. A multinacional também conta com um plano de contingência global – a empresa está presente em 41 países –, que é adaptado de acordo com a situação enfrentada em cada região – Brasil, Latam, Estados Unidos – Ásia e EMEA.

TIM: Esquema especial de acesso aos prédios da empresa e uso de elevadores, para evitar aglomerações; instalação de dispositivos de álcool gel em todos prédios e a disseminação de orientações a todos os colaboradores;  adoção do home office em âmbito nacional para 100% dos colaboradores cujas atividades sejam passíveis de execução remota; cancelamento temporário da participação e organização de eventos com grande concentração de pessoas; suspensão das viagens corporativas internacionais; suspensão das viagens corporativas nacionais, salvo caráter excepcional; quarentena de 14 dias em home office de funcionários que estiveram a trabalho ou em férias em países com casos confirmados da doença; protocolos de contingência emergenciais em casos de identificação de casos de contato direto ou indireto com o novo vírus (evacuação e higienização dos locais): Disponibilização de um canal direto permanente com a equipe de Saúde da empresa, para orientações e dúvidas. A TIM está em contínua campanha de sensibilização, pois as boas práticas individuais contribuem para o combate coletivo ao contágio.

upLexis: Desde meados de 10 de março, todos funcionários que apresentem sintomas estão trabalhando de casa em sistema home office. As viagens internacionais e nacionais (principalmente do pessoal de vendas) estão canceladas, assim como a participação em alguns eventos no Brasil. Funcionários que estão voltando de viagens internacionais no momento ficam uma semana em casa para aguardar qualquer sintoma ou suspeita que possa aparecer. A área de RH está preparando também uma cartilha de boas práticas para prevenção à doença com base em informações reais e verídicas, combatendo a disseminação de fake news. “O papel do RH é conscientizar os colaboradores sobre os perigos de não adotar as medidas necessárias para conter a crise com seus colaboradores e seus familiares”, destaca o CEO, Eduardo Tardelli.

WEX Brasil: 100% dos colaboradores trabalhando remotamente a partir do dia 20 de marçoCompanhia se comprometeu a equipar todos seus funcionários em apenas uma semana para garantir o funcionamento do negócio sem qualquer alteração para clientes e fornecedores. Criação de um comitê global. 

XP Investimentos: Equipe de assessores atendendo de forma remota, no formato home office. Pelos próximos dias, o atendimento será realizado excepcionalmente por telefone, e-mail e aplicativos de mensagens.

 

Fonte: Rh pra Você

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s