Como perder seu emprego em 30 segundos

A forma de procurar emprego mudou. E o comportamento digital, ou seja, a forma de usar as redes sociais pode alavancar a carreira profissional ou fazer perder seu emprego em pouco segundos.

A forma de procurar emprego mudou. Antes o candidato imprimia vários CV’s, uma lista com os endereços de agências de emprego e caminhava horas entregando cada curriculum na recepção dessas agências de recrutamento e seleção. Com o passar do tempo a forma de entregar currículo ficou digital. Agora é feito por meio de cadastro em sites.

Com essa nova forma de se candidatar agilizou o processo de cadastro e busca de vagas de emprego nesses sites. Porém, muitas pessoas não perceberam que existe uma “vida online” e uma “offline”. Aqui que mora o “perigo”.

A falta de cuidado com a reputação digital que está sendo construída nas redes sociais e o rastro digital que é deixado por onde passa, pode ajudar ou prejudicar para atingir seus objetivos.

Hoje vivemos na era de conexões e compartilhamentos. Tudo é postado, filmado, curtido, compartilhado e acaba expondo informações que deveriam ficar em sigilo. Nesse momento não somente quem está em busca por recolocação profissional, mas, quem está trabalhando deve ter um cuidado com o que posta em suas redes sociais.

Nesse caso cabe o bom senso, prudência, levar em consideração código de ética, Lei, boas práticas de como se relacionar assertivamente nas redes sociais. E principalmente ter respeito.

Antes de comentar ou postar qualquer coisa, faça a seguinte pergunta: “Isso que vou postar agrega valor para quem vai ler”? Todos têm direito de opinar, mas, deve-se ter cuidado com a repercussão que isso vai trazer para seu nome e na construção da sua reputação digital.

Um exemplo disso é a pessoa ter um perfil “perfeito” no Linkedin, já que é uma rede profissional, e nas outras redes sociais acaba fazendo coisas que “até Deus dúvida”. Não adianta colocar em modo privado as fotos, ou só amigos podem ver, pois se o que você postou pode vir a te comprometer não poste, pois essa foto pode vazar na rede. Exemplo é o seu celular ou computador pode ser invadido por um hacker, vírus, ou até aquele chamado “amigo da onça” infelizmente pode acabar te prejudicando também.

Você sabia que os recrutadores olham os perfis de candidatos nas redes sociais? Não somente de quem busca emprego, quem está empregado também. Segunda a reportagem do portal G1: “Advogados trabalhistas apontam atitudes que dão demissão por justa causa; TST tem entendido que são válidas as demissões por exposição inadequada nas redes sociais”.

Um post pode levar 30 segundos e dependendo do que estiver escrito nele, esse será o “tempo” que você levará para perder seu emprego.

Fora o caso da demissão de um funcionário da Latam na época da copa da Rússia, tem outro caso real que teve grande repercussão. Foi de uma enfermeira que postou fotos da equipe de trabalho durante o expediente, desrespeitando doentes e seus familiares. E existe vários outros exemplos também.

Com base nisso segue algumas dicas* que devem ser analisadas sempre antes de postar ou comentar algo na internet. Com esses pequenos cuidados você poderá evitar de perder seu emprego em 30 segundos, ou também não conseguir um emprego:

• Fazer comentários contra as regras legais, que ferem a moral ou são ofensivos aos bons costumes e à decência;

• Comportamento que ofende a dignidade, tornando impossível a manutenção do vínculo empregatício;

• Uso indevido das redes sociais em horário de trabalho;

• Ofensa ao pudor, pornografia ou obscenidade, com desrespeito aos colegas de trabalho e à empresa;

• Manifestações de racismo;

• Apresentar atestado e, nos dias de licença, aparecer em festas em fotos postadas.

• Difama o empregador, colegas, clientes ou pacientes;

• Empregado que revela segredos do empregador.

Com pequenas ações e consciência dos atos tanto na vida “online” e “offline” também é importante lembrar que somos seres únicos. Vale a pena usar a inteligência emocional tanto nos relacionamentos quanto no conteúdo que for postar.

*Dicas extraídas da reportagem do portal G1 “Comportamento em redes sociais pode provocar demissão? Por Marta Cavallini em 25/06/2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s