Construtora investe na gestão de RH e promove ações

Aproximar-se dos seus mais de 350 funcionários foi a solução encontrada pela MPD Engenharia para lidar com o desafio de gestão de pessoas no seu negócio, que lida com disparidades enormes na mão de obra.

A empresa criou há três anos o projeto Nossa Gente para conhecer melhor os seus colaboradores e, desde então, vem aproveitando o conhecimento para orientar suas ações de RH. Surgiram treinamentos, ações colaborativas e até alguns mimos que, neste ano, foram reconhecidos pelo Master Imobiliário na categoria “Gestão de Recursos Humanos”.

“Pegamos um grande mapa do Brasil e fomos a todas as obras perguntando de onde as pessoas eram. E colocamos uma bolinha para marcar as cidades de origem. Perguntamos por que elas vieram para cá, quais foram os seus desafios, seus sonhos. E as pessoas se sentiram felizes em poder contar a sua história”, diz a diretora de recursos humanos, Lúcia Meili.

Os depoimentos sensibilizaram a comunidade da MPD, segundo ela, e inspiraram medidas da empresa – um colaborador cujo filho é cadeirante ganhou adaptações no banheiro de casa, por exemplo. E o Nossa Gente incentivou também a solidariedade entre os funcionários.

Um curso de inclusão digital foi criado por iniciativa de um colaborador da área de TI, que atuou como professor voluntário. A oficina permitiu que a auxiliar de serviços gerais Izabel Honorato da Silva, de 57 anos, descobrisse a internet. Ela diz que não sabia “nem ligar o computador” quando iniciou a formação, há seis meses. E, hoje, até visita sites para pesquisar preços de passagens para Pernambuco, onde nasceu. “Eu brinco que o computador é fuxiqueiro. Ele até conserta quando a gente escreve uma palavra errada”, diz.

A MPD também planeja ações de qualificação na sua política. Segundo Lúcia, a empresa arca com os custos das atividades profissionalizantes para futuros mestres de obra como complementação ao conhecimento adquirido por eles nas obras. Além disso, a companhia promove viagens para que as equipes de áreas estratégicas possam buscar referências.

A gerente de marketing e relacionamento com clientes da MPD, Vivian Wertheimer, fez parte de uma comitiva que viajou para Miami em abril. O grupo – formado ainda pela diretora de incorporação, Débora Bertini, a gerente de produto e implantações, Carla Matos, e a gerente de projetos executivos, Ingrid Ribeiro – visitou 19 obras em oito dias nos Estados Unidos. “A viagem foi importante para trazer para cá tendências de moradia e até referências de arquitetura. Outro ponto forte foi avaliar a atuação das equipe de vendas, que são muito preparadas”, diz Vivian.

Entre os produtos que viu mais de perto, a gerente de marketing destaca as moradias compartilhadas (coliving), além de imóveis voltados para estudantes e idosos. “Existe uma troca de experiências nas viagens e algumas informações que você só conhece no local”, diz.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s