O modelo de currículo perfeito no Brasil

Clareza, concisão e ordem lógica no histórico profissional são algumas dicas para você se sair bem na composição do seu “cartão de visita”

  • Na hora de elaborar um currículo, existem fatores que você não pode deixar de lado, especialmente se você está em busca do seu primeiro emprego ou procurando uma projeção salarial.
  • Contar tudo de forma sucinta no currículo é importante, mas surgem dúvidas sobre o que priorizar na hora de deixar patente o histórico profissional.
  • Aprenda como fazer a diferença logo nesta primeira etapa do processo de seleção e conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Você está preparado para mandar seu currículo para aquela vaga de emprego que você tanto deseja ocupar? Lembre-se de levar em conta aspectos importantes, não só no que se refere à composição do currículo, mas também quem irá recebê-lo.

ESTÁ PROCURANDO EMPREGO?

A VAGA QUE VOCÊ PROCURA ESTÁ AQUI

Os selecionadores costumam receber um volume de candidaturas muito alto, tornando o seu tempo escasso para se entreter com cada currículo. E o seu currículo é o seu cartão de visita. Escreva com clareza as suas competências técnicas e as suas conquistas. Tudo isto em um formato organizado e em um português sem nenhum tipo de erro.

O currículo é o seu primeiro contato com o empregador. Registre as suas experiências anteriores ressaltando com exemplos concretos as suas habilidades. Hoje em dia, as questões comportamentais também são muito importantes, e você terá a deixa para aprofundar sobre isso na hora de ser chamado para uma entrevista. Desta forma, o currículo será conciso.

O Layout

Aposte por fazer um currículo sóbrio, a menos que você esteja se candidatando a uma vaga em áreas que pedem criatividade, como pode ser design, publicidade ou propaganda, onde você tem que se destacar pelo visual.

Se não for o caso destaque apenas as funções principais e adicione uma breve descrição de cada cargo. Use cores sérias, como preto e azul escuro, e fontes simples.

Seus dados pessoais

Nome, bairro ou endereço completo, idade e estado civil são as informações principais e elas devem aparecer no topo da primeira página. No Brasil não é necessário adicionar uma foto do rosto, mas não esqueça de deixar seu contato.

Se você tiver um perfil no LinkedIn e outras páginas virtuais saiba que provavelmente elas serão visitadas.

Experiência

Quando você começar a “contar” quem você é no seu currículo, você falará primeiro da sua formação: faculdade, cursos, formações técnicas, sempre informando o nome da instituição, curso e data de conclusão. Se alguma capacitação ainda não tiver sido concluída, coloque o mês e ano esperado para a conclusão.

Organize seu histórico profissional em ordem cronológica, da atividade ou emprego mais recente para o mais antigo. No sentido de leitura, a última ocupação deve aparecer antes das primeiras.

Primeiro emprego

Você ainda não tem experiência? A dica é apostar em valorizar a formação educacional. Mencione cursos, trabalhos desenvolvidos durante a faculdade, palestras das quais participou, envolvimento com empresa júnior.

Além disso, invista nos objetivos, detalhando o que tem para oferecer à empresa, como pretende contribuir e quais são suas competências.

Salário

Não é mau gosto e sim sensatez incluir no currículo o salário atual e a pretensão salarial para a vaga que está concorrendo. É uma forma que a empresa tem de fazer um filtro dos candidatos que ultrapassam a expectativa salarial. Uma alternativa para não ser descartado logo de cara por este item é deixar em aberto, explicando no currículo que está aberto a ofertas e negociações.

Neste caso, seja realista e coloque uma expectativa salarial igual ou próxima ao salário atual, pois o cenário econômico brasileiro atual não leva empresas a contratarem cargos com salários supervalorizados.

 

O currículo perfeito é aquele que conta a sua realidade profissional de maneira claraconcisa e verdadeira, e que pode ser desenvolvido durante uma entrevista pessoal.

 

Fonte: Universia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s