Coluna 3 em 1 – Três perguntas para uma fera da Gestão de Pessoas, hoje Jerusa Lima

A nossa região é um celeiro de grandes talentos da área de Gestão de Pessoas, o AGRUPARH – Atibaia Grupo de Recursos Humanos mapeou através do seu trabalho de compartilhamento e premiações que existe muita criatividade, resiliência, dedicação e proatividade por parte dos profissionais de RH da região, projetos e iniciativas incríveis vem sendo realizadas por nossas empresas!

Pensando nisso o Blog Opinião RH vai ouvir semanalmente uma grande “fera” da área fazendo 3 perguntas sobre temas atuais e de interesse geral da comunidade RH, compartilhando o ponto de vista desses grandes profissionais, estreamos hoje nossa coluna 3 em 1!

E para começarmos bem vamos estrear com a vencedora do troféu “Destaque feminino da Gestão de Pessoas” de 2017, Jerusa Lima, Gerente de RH da Huf do Brasil.

Jerusa é Psicóloga;

Especializada em Psicanalise

Formada em Coaching pela ASDT

Especialização em Advance Diploma in Business Management – Australia.

Experiência 12 anos atuando na área de Recursos Humanos, em indústrias de grande porte, multinacionais: Espanhola, Americana e Nacional:

Responsável pela área de Recursos Humanos, especialista em estratégias de desenvolvimento do potencial humano e implantação de ferramentas de avaliação de desempenho e análise de carreira. Atualmente é Gerente de Recursos Humanos na HUF do Brasil (Multinacional Alemã, atua no mercado automotivo – autopeças).

1) BLOG OPINIÃO RH: Como gestora de RH, como vê as mudanças que o governo vem implantando referente ao eSocial, sua empresa está se adaptando?

JERUSA:  Em minha opinião o E-Social futuramente nos ajudará muito a diminuir a “burocracia” que atualmente temos na área de Administração de Pessoal, pois é um sistema integrado;

Para as empresas que já respeitam a legislação trabalhista, na muda, muito pelo contrário, quando o sistema começar a “funcionar” realmente, acredito que irá nos ajudar e muito;

Para as empresas que não estão 100% adequadas a legislação, estas sim estão encontrando dificuldades;

Em nosso caso estamos adaptados e seguindo os cronogramas sem problemas, os problemas que temos é muito mais com relação a atualizações cadastrais, ou seja, documentos de colaboradores atrasados, números errados cadastrados na Caixa economia, etc, do que com relação a nova sistemática em si.

2) BLOG OPINIÃO RH:  O que você achou da Reforma Trabalhista?

JERUSA:  Eu apoio muito as alterações que flexibilizaram e terão a oportunidade de negociação/ decisão entre empresa x colaborador, esta iniciativa mostra que estamos “vagarosamente”, mas estamos, nos modernizando e nos tornando mais maduros.

Quando você possui em um país leis trabalhistas mais flexíveis, que proporciona para o empreendedor / empresário a oportunidade de decidir, negociar diretamente com seu Colaborador, isto significa uma relação de confiança, maturidade. Em países classificados como de primeiro mundo (alguns na Europa, Austrália e EUA), as leis trabalhistas são extremamente flexíveis, não possuí estabilidade, muitas das leis e negociações são decididas entre as partes envolvidas e funciona muito bem, tanto que são os países com maior valor de PIB, menor índice de corrupção, maior % de qualidade na educação.  

Entretanto ainda acho que nossa legislação trabalhista é muito antiga e engessada, temos muito ainda para evoluir.

3) BLOG OPINIÃO RH: Qual a sensação de ter ganho o troféu “Destaque feminino da Gestão de Pessoas” do AGRUPARH em 2017?

JERUSA:  Foi uma honra e um reconhecimento enorme em poder receber o troféu Destaque feminino da Gestão de Pessoas do AGRUPARH em 2017, é muito bom saber que excelentes profissionais de RH da nossa região me reconheceram como destaque. Espero evoluir como profissional e pessoa a cada dia e me fazer merecer como destaque.

O Blog Opinião RH agradece a participação de Jerusa, talento da área de Gestão de Pessoas na nossa região!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s