86% dos desempregados aceitariam salário menor

De acordo com pesquisa da Robert Half, 86% dos profissionais desempregados estão dispostos a aceitar um salário menor do que ganhava em seu último emprego para se recolocar no mercado de trabalho. Além de 64% deles estarem confiantes que o mercado estará melhor nos próximos seis meses.

Recolocação: 64% dos profissionais desempregados estão, de alguma forma, confiantes em voltar ao mercado de trabalho

Índice de Confiança Robert Half (ICRH) aponta tendência dos profissionais a aceitarem remuneração inferior à que vinham recebendo

 

São Paulo, setembro de 2018 – A 5ª edição do Índice de Confiança Robert Half – ICRH (link – https://www.roberthalf.com.br/indice-confianca) apontou queda de otimismo dos profissionais quanto ao mercado de trabalho atual (de 30,9 pontos em abril de 2018 para 28,8 pontos em julho de 2018) e futuro (de 50,2 pontos para 47,1 pontos). Porém, ao fazermos um recorte sobre as expectativas dos desempregados qualificados (com 25 anos de idade ou mais e formação superior completa) com relação às chances de se recolocar nos próximos seis meses, 7% estão muito confiantes, 23% apresentam alta confiança e 34% revelaram um nível médio de confiança.

Para os especialistas da Robert Half, outro ponto de destaque do estudo é o fato de 86% dos profissionais desempregados estarem dispostos a aceitar uma proposta salarial inferior à do último emprego. “Na minha visão, neste grupo de profissionais há os que estão vendo as reservas financeiras se esgotarem e precisam retornar ao mercado de trabalho com urgência. Porém, também vejo outros que entendem que o momento atual é de estabilidade e são raras as propostas com pacotes de remuneração agressivos”, ressalta Maria Sartori, gerente sênior de recrutamento da Robert Half.

5ª edição do Índice de Confiança Robert Half é resultado de uma sondagem conduzida pela Robert Half entre os meses de julho e agosto de 2018. No total, foram entrevistados 1161 profissionais qualificados, ou seja, com 25 anos de idade ou mais e formação superior completa. O grupo foi assim dividido: 387 empregados, 387 desempregados e 387 recrutadores – profissionais com poder de decisão sobre o preenchimento de uma vaga dentro das empresas – de diferentes regiões do País.

Mapeamento do Índice de Confiança Robert Half – ICRH (link: https://www.roberthalf.com.br/indice-confianca):

Como está sua confiança em conseguir se recolocar no mercado de trabalho nos próximos 6 meses? Desempregados
Muito alta 7%
Alta 23%
Média 34%
Baixa 23%
Muito baixa 12%

Você aceitaria uma proposta de emprego com salário menor do que ganhava no último emprego? Desempregados
Sim 86%
Não 14%

 Fonte: Robert Half – RMA Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s