Como não errar ao pedir aumento?

Quem não quer ganhar mais? Porém, pedir um aumento no momento errado ou da forma errada pode te colocar em uma situação ainda mais complicada.

Isto pode demonstrar que você não está conectado com a realidade do mercado de trabalho ou que está mais preocupado com as suas necessidades pessoais do que com a relação de longo prazo com a empresa.

Por outro lado, nunca negociar um aumento pode fazer que com fique estagnado e subutilizado por anos, dependendo da empresa e da visão da liderança. É comum, em empresas familiares ou de baixa maturidade, não existir um plano de carreira bem estruturado e um processo formal de promoção e reajuste salarial.

Como solicitar um aumento salarial sem ser prejudicado? Como apresentar este pedido como uma forma justa de retribuição pela contribuição com seu trabalho?

Veja abaixo alguns pontos importantes para você não escorregar neste momento delicado:

1. Saiba se o momento da empresa está favorável

Antes de fazer qualquer solicitação para a sua liderança entenda se a empresa se encontra em um momento favorável para um possível reajuste salarial. Sabemos que a liderança possui um discurso constante de que é preciso reduzir custos e aumentar o faturamento, mas é necessário perceber o que há além disso.

Sua empresa tem demitido funcionários ultimamente? A base de clientes tem aumentado? Suas demandas de trabalho tem aumentando e você não possui momentos de ociosidade? Com base nestas respostas você pode perceber se sua empresa está em um momento de crise (e, portanto, deve esperar para solicitar qualquer tipo de aumento) ou se a empresa está caminhando (e, talvez, possa existir uma chance de oferecer o seu aumento).

De qualquer forma, mesmo que perceba que a empresa não está passando por uma situação crítica, questione a sua liderança sobre o momento da empresa para que possa confirmar a sua expectativa. Isto demonstrará que você, realmente, se preocupa com a empresa.

2. Entenda se a sua contribuição supera as expectativas

Pedir um aumento de salário por estar passando por dificuldades financeiras ou outros problemas pessoais nunca é o caminho. Isto só demonstra as suas fraquezas e que você possui expectativas de que a empresa te ajude com um problema que é seu.

Portanto, o único meio para justificar um aumento de salário é a sua contribuição para a empresa, ou seja, os resultados que gera com o seu trabalho. Você, realmente, faz mais do que o esperado todos os dias? Você faz o mesmo trabalho e, às vezes, com mais qualidade de cargos acima do seu? Você supera as expectativas da liderança? Você tem fatos que comprovem o seu ótimo desempenho?

Se você, realmente, estiver desempenhando um ótimo trabalho, solicitar um aumento é apenas uma consequência deste processo. Afinal, a liderança sentirá que a empresa está em dívida com você.

3. Negocie e seja cauteloso

Qualquer negociação sobre condições de trabalho ou retribuições exige paciência e tolerância. Não pense que solicitar um aumento é um conversa simples e que se resolverá em 5 minutos. Este processo pode durar meses.

Bater o pé e achar que não tem nada a perder é o pior comportamento que pode apresentar neste momento. Lembre-se que o seu líder atual pode ser o melhor amigo do seu futuro líder. O mundo é pequeno e as pessoas se conhecem. Achar que não tem nada a perder neste momento é pura ilusão.

Portanto, vá com calma. Pense em você, na empresa e em sua equipe. Apresente as suas expectativas e ouça o que a empresa pode te oferecer. Busque sempre uma relação de ganha x ganha, que, com certeza, você sairá com o seu aumento.

Autor: Allan Lopes

Fonte: Carreira & Sucesso

Um pensamento sobre “Como não errar ao pedir aumento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s