5 motivos que geram estresse nos profissionais (e como gerenciá-los)

Um ambiente de trabalho muito competitivo ou de muita pressão pode ocasionar situações que deixam os colaboradores estressados -o que prejudica o rendimento e a motivação.

“O nosso autoconhecimento é muito importante nesses casos, já que sabemos do nosso potencial, das habilidades e até que ponto podemos chegar e contribuir para a empresa”, afirma Elen Souza, assessora de carreira da Catho.

Elen listou os cinco motivos mais comuns de estresse entre os profissionais e como gerenciá-los.

Acúmulo de funções

Algumas companhias têm o quadro de colaboradores reduzido por conta da crise que assolou o Brasil nos últimos anos, ou por sua estrutura mais enxuta. Dessa maneira, algumas pessoas acumulam mais funções dentro da organização.

Como lidar: Para a pessoa que está se sentindo sobrecarregada, a dica é fazer uma lista de tarefas, por ordem de relevância e prioridade. Outra alternativaé conversar com o líder direto, para organizar o dia a dia e discutir o melhor formato de trabalho. Paralelo a isso, no período da manhã e à tarde, é importante reservar um tempo entre dez ou 15 minutos para tomar um café e descansar a mente.

Resultados imediatos

Cada vez mais as empresas buscam talentos que possam entregar resultados imediatos, pressionando o colaborador e, consequentemente, deixando-o estressado.

Como lidar: Apesar da pressão, o profissional precisa entender qual seu papel na entrega dos resultados e tentar equilibrar a vida profissional com a pessoal, não permitindo que essas cobranças prejudiquem a sua saúde. Não levar trabalho para casa também é importante – é necessário descansar a mente e o corpo.

Aprender a lidar com as frustrações

As frustrações dentro de uma companhia podem ser diárias: a meta não conquistada, a promoção que não veio, ou o prazo não cumprido. Esses fatores podem ser estressantes e desgastantes para o profissional.

Como lidar: O autogerenciamento é importante para aprender a lidar com as frustrações na vida pessoal e profissional. Além disso, é essencial aprender com cada situação e criar planos de ação para acontecimentos futuros. E caso isso atrapalhe o rendimento ou influencie de forma negativa as atividades fora do trabalho, é aconselhável conversar com familiares e amigos, e avaliar a procura por uma ajuda profissional.

Falta de comunicação

Um grande problema das organizações é a falta de comunicação entre os gestores e os colaboradores, isso pode gerar uma insegurança sobre qual o melhor formato de trabalho, dúvidas sobre o que é esperado do profissional e seu futuro dentro da empresa.

Como lidar: Para vencer esse problema é necessário estabelecer uma relação de confiança dentro da organização, além de conversar de forma transparente com superiores, pares e colegas de trabalho. Pedir um feedback periódico para o gestor, também é extremamente positivo.

Relacionamento interpessoal

A necessidade de lidar com opiniões diferentes é constante em ambientes corporativos, ou não. E mesmo que muitas vezes a diferença não seja tão grande, ela acaba provocando situações desagradáveis.

Como lidar: É importante trabalhar a empatia, aprender a escutar, entender que cada pessoa é diferente e aproveitar essa convivência de maneira positiva.

Fonte: Profissional & Negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s