5 formas de melhorar suas habilidades de comunicação

Quais características e posturas você acha que o líder ideal deveria ter? É isso que Sofia Esteves quer saber

Qualquer relacionamento pode acabar quando a comunicação não funciona. No mundo corporativo não é diferente

Os bons líderes também são bons comunicadores. Afinal, é impossível transformar uma estratégia em ação sem que você possa se conectar com sua equipe, encorajando-os, inspirando-os e ouvindo suas preocupações.

Dito isso, nem todos os líderes são bons líderes e isso se dá, muitas vezes, exatamente quando suas habilidades de comunicação são precárias.

Em uma recente pesquisa da Robert Half, profissionais foram questionados sobre quais habilidades seus líderes precisariam melhorar e a principal resposta, citada por 30%, foi “comunicação e diplomacia”. Já comentei em outro post que uma comunicação adequada permite que os colaboradores entendam melhor a cultura da organização, fiquem por dentro dos objetivos da empresa, pensem estrategicamente para atingi-los, melhorem os processos e conheçam o propósito da empresa e de seu trabalho. Por outro lado, uma comunicação falha pode colocar tudo a perder, afinal, qualquer relacionamento pode acabar quando a comunicação não funciona.

Confira algumas estratégias que podem ajudar a melhorar suas habilidades de comunicação:

Peça feedback – Este primeiro passo pode ser difícil, mas você precisa descobrir o que os outros realmente pensam sobre suas habilidades de comunicação. Peça para sua equipe, colegas e supervisores fazerem uma avaliação franca de suas habilidades de escrita, fala e apresentação. Explique que você deseja refinar essas habilidades e gostaria de receber todas as críticas construtivas. Se você sente que seus funcionários podem hesitar em fornecer esse feedback porque temem repercussões negativas, considere realizar uma pesquisa anônima.
Conheça seu público – e adapte-se – As pessoas são diferentes e os bons líderes devem compreender as diversas necessidades de seus funcionários e adaptar suas mensagens e formato. Por exemplo, seus funcionários da geração Z podem querer feedback frequente, mas informal, enquanto outros podem preferir reuniões mensais, conversas programadas. Entenda seus colaboradores para que a mensagem, ainda que a mesma, chegue e seja compreendida pelos diferentes perfis.
Esforce-se mais em tempos de crise – Uma boa comunicação é especialmente importante durante grandes eventos, como uma fusão, por exemplo. Mas pode ser tentador, com tudo o que você tem a fazer, evitar muitas reuniões e conversas. No entanto, um momento de mudança é ideal para manter as pessoas do seu lado. A falta de informação pode levar à frustração, confusão e baixa moral. Então, faça da comunicação da equipe um aspecto não negociável do gerenciamento de projetos e mudanças.
Ouça mais (e mais de perto) – Ouvir é uma habilidade importante – não técnica – para todos os profissionais. Os membros da equipe precisam saber que você vai levar suas preocupações a sério e para isso é preciso estar atento. A escuta ativa significa dar a outra pessoa sua atenção, observando suas ações e focando em suas palavras, em em vez de formular uma resposta silenciosamente enquanto falam com você.
Esteja disponível – Nesta era de espaços de escritórios abertos e trabalho remoto, uma política literal de “portas abertas” pode não ser relevante. No entanto, o conceito de manter a porta aberta para a comunicação ainda é muito aplicável no local de trabalho moderno. Seja um chefe acessível, tanto fisicamente como digitalmente. Dê ao empregado muitas opções para se comunicar com você, como pessoalmente, e-mail ou telefone. Sobretudo, verifique se os membros da equipe se sentem bem-vindos e não como se estivessem interrompendo você.
Lembre-se: uma boa comunicação aumenta a produtividade, diminui o retrabalho, gera bons resultados e, claro, constrói relações.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

Fonte: Você S/A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s