5 problemas de um RH não alinhado estrategicamente com a empresa

Entrevistar e contratar profissionais não é o bastante. Somente ter uma área de Recursos Humanos, também não. Mais do que isso, é preciso que todas as áreas e equipes de uma empresa estejam alinhadas estrategicamente, o que inclui, principalmente, o RH. Afinal, é este o responsável por alinhar os valores dos colaboradores com os da organização, por potencializar resultados através das pessoas, por olhar cada uma delas, inclusive, de maneira única. Pense no RH, portanto, como se fosse a base de uma construção, um prédio, uma obra. Se ela estiver mal alinhada, a chance de cair é praticamente certeira.

Você verá que, se por outro lado, o seu RH estiver alinhado estrategicamente com a sua empresa, o retorno será revertido em iniciativas diferenciadas, medição de resultados, produtividade, objetivos e foco em pessoas e profissionais, desde os seus conhecimentos e habilidades, que possibilitam o destaque de novos talentos, até a percepção de pontos de melhoria e soluções tecnológicas como as propostas pelo Bestway Group.

Então, nada de desmoronar! E apenas para garantir que a sua empresa fará diferente, separamos, abaixo, os 5 problemas de um RH não alinhado estrategicamente com a empresa.

1- Falta de comunicação

Inúmeras pesquisas, como a “Tendências da Comunicação Corporativa 2015”, realizada pela ABERJ, mostram que a comunicação é um dos principais fatores para a reputação de uma marca. E não só para isso, mas para fazer com que todos os processos de uma empresa tenham o andamento esperado. De fato, em plena era da informação, como ficar sem uma boa comunicação?

Acontece que se o RH não estiver alinhado estrategicamente com as metas da empresa, assim como seus objetivos e sua cultura organizacional, todos os processos internos serão comprometidos, com barreiras na comunicação, que, em teoria, deveria ser um dos principais diferenciais de uma empresa. Se nem o RH estiver alinhado, os problemas com a falta de comunicação serão multiplicados entre os colaboradores conforme o tempo.

2- Equipe desorientada e desmotivada

Sem alinhamento, sem comunicação: consequentemente, sem nenhum tipo de orientação. O RH e a área de gestão de pessoas, como um todo, servem para facilitar a experiência de cada colaborador dentro da empresa. Mas, se não houver espaço para prestar atenção nos profissionais, também não haverá foco em desenvolvê-los.

Dessa forma, a desmotivação, grande inimiga da sociedade moderna dentro do ambiente corporativo, também passará a ser uma realidade na empresa. Para não deixar isso acontecer, é importante que o profissional do RH pense em estratégias para manter a equipe produtiva, motivada e engajada. E, para isso, ele deve, primeiro, estar 100% alinhado.

3- Falta de foco para alcançar objetivos

“Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”: se você já ouviu esta frase, sabe que ela tem total relação com os objetivos da sua empresa e os caminhos que a fazem chegar até os resultados. Caso o RH não tenha clareza no entendimento da empresa, o alinhamento estratégico será igualmente improvável e, com isso, perde-se totalmente o foco para o alcance de metas e novas conquistas.

Muito melhor saber para onde se está indo e evitar os passos em falso no meio do caminho, certo?

4- Dinheiro investido no lugar errado

Tempo é dinheiro. E se o RH não estiver estrategicamente alinhado com a empresa, o tempo, tão valioso no dia a dia, será completamente perdido com situações e entendimentos que deveriam ter sido alinhados desde o começo. Sem tempo, aliás, é impossível fazer um papel de gestão de maneira eficaz, prestando atenção nos detalhes e no desenvolvimento de talentos.

Sem o alinhamento com a empresa e inevitavelmente passando isso diretamente para os colaboradores, os gastos passariam a ser muito maiores, seja com o turnover de profissionais que não foram contratados e acompanhados da maneira adequada, ou mesmo com situações e processos relacionados à falta de comunicação e desempenho que poderiam ter sido evitados. Se houver o alinhamento, no entanto, a empresa com certeza ganhará com satisfação, produtividade e lucratividade, além de investir no que realmente pode valer a pena.

5- Perda de oportunidades

O acompanhamento do que está sendo feito pela empresa e o alinhamento entre todas as áreas é essencial para garantir a sustentabilidade de uma empresa. Caso isso não faça parte da realidade da organização, a chance de várias oportunidades de crescimento para o negócio serem perdidas é enorme. O RH e, portanto, a empresa, acabariam deixando de pensar em ações focadas em pessoas, em comportamentos, desenvolvimentos e constantes melhorias e aprendizados.

Ferramentas do 4bee Business Solutions  são exemplos claros de propostas que reduzem custos para a empresa e ainda trazem benefícios aos colaboradores. Com o 4bee Comunicação e Colaboração, por exemplo, é possível aumentar a produtividade e melhorar a comunicação interna, através de uma solução dinâmica e prática inclusive para garantir que sempre haja o alinhamento com todas as estratégias da empresa.

E então, entendeu por que é essencial que o RH esteja alinhado estrategicamente com a empresa?

Quer conhecer algumas de nossas soluções?

Entre em contato com um de nossos especialistas!

Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/4bee-business-solution/5-problemas-de-um-rh-nao-alinhado-estrategicamente-com-a-empresacom-a-empresa/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s