Como causar uma boa primeira impressão na conquista do emprego

Uma ótima formação acadêmica ou a fluência em um segundo idioma podem não ser mais garantias de emprego, principalmente se considerarmos a atual situação que vivemos no país.

Afinal, segundo o IBGE, no último trimestre (abril, maio e junho de 2017) somamos 13 milhões de desempregados em todo o Brasil.

Continuamos a viver um momento péssimo. Apesar da taxa de desemprego ter reduzido constantemente nos últimos 3 meses, ainda temos 2,1 milhões de desempregados a mais do que tínhamos em março de 2016. E juntamente com esses números existe um fator muito comum: uma concorrência no mercado de trabalho muito grande e que cresce na mesma proporção.

E como superar esses números assustadores? Como se recolocar em um mercado com oportunidades cada vez mais escassas? Como demonstrar um diferencial capaz de superar os outros candidatos e garantir a vaga tão desejada? Lembre-se da seguinte expressão: a primeira impressão é a que fica!

Sim, a primeira impressão é a que fica! Todos os seres humanos fazem isso, inclusive o recrutador. Geramos interpretações sobre tudo na vida, e respondemos a essas impressões.

Ao ver uma barata na vitrine de uma lanchonete que você não conhecia pode ser o suficiente para nunca mais chegar perto deste lugar. Da mesma forma, se você não usar adequadamente sua imagem, o recrutador pode gerar uma má impressão que pode afetar definitivamente sua participação no processo seletivo!

Cuide do seu currículo

Em um processo de recrutamento e seleção, a análise dos currículos, na maioria das vezes, é o primeiro contato do candidato com a empresa recrutadora. Esta é a primeira e, talvez, última chance para criar uma boa impressão e apresentar todo o potencial para a vaga.

Portanto, a criação de um currículo não deve ser considerada apenas mais uma atividade a ser executada na busca por um emprego. O currículo mostra, até mesmo em pequenos detalhes, o tipo de profissional que você é.

Ele deve ter informações precisas, coerentes e organizadas para que o recrutador não se perca no meio da leitura e consiga avaliar sua capacidade para a vaga. Por isso, dedicar tempo para analisar seu histórico profissional, escrever as informações organizadamente e, se necessário, procurar a ajuda de um especialista são etapas fundamentais para ter sucesso.

Entregue-se na dinâmica de grupo!

Esta etapa geralmente ocorre em processos seletivos mais estruturados e acaba não sendo uma realidade para todos os candidatos. Por isso, ainda é comum as pessoas não saberem o que esperar desta etapa. Em uma dinâmica de grupo são avaliados os aspectos comportamentais do candidato através da simulação de uma situação real no ambiente de trabalho.

Sendo assim, uma postura proativa, entusiasmada e equilibrada para ouvir os outros candidatos e demonstrar seu ponto de vista é o mínimo que se espera de um profissional. Como você tem apenas 1 hora, demonstre que realmente tem interesse na vaga e que está preparado para a oportunidade (fazendo todas as atividades propostas com o máximo de energia). Essa pode ser a diferença entre estar entre os 13 milhões de desempregados ou não.

Prepare-se para a entrevista de emprego!

Talvez a mais conhecida e temida etapa dos processos seletivos, a entrevista é o melhor (ou pior) momento que você possui para criar um boa impressão no recrutador. Como na entrevista de emprego você estará presencialmente, entregando 100% de sua comunicação (como na dinâmica de grupo), sua atenção deve ser redobrada!

Além dos mesmos cuidados que descrevi sobre as dinâmicas, você deve prestar atenção no horário combinado. Chegar 30 minutos antes pode demonstrar ansiedade e chegar atrasado que possui baixo interesse na vaga (o ideal é chegar com 10 minutos de antecedência). Conhecer a empresa, dominar seu currículo e ter uma comunicação educada, tranquila e assertiva ao mesmo tempo, contarão pontos fundamentais!!!

Cuide de sua imagem profissional! Ela não é formada apenas pela roupa que veste, mas por cada pequeno detalhe em seu discurso ou comportamento. Talvez esta seja a diferença que tem te atrapalhado na conquista do emprego que tanto deseja!

Fonte: Carreira & Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s