LINGUAGEM CORPORAL: ELA PODE CUSTAR UMA OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Quando se trata de tentar uma vaga de emprego, o que você diz em uma entrevista de emprego pode ser menos importante do que a maneira como a mensagem é transmitida. Essa é a conclusão do estudo da Robert Half, realizado com base na percepção de 300 gestores seniores de empresas dos Estados Unidos.

De acordo com o estudo, 30% dos candidatos costumam expressar sinais corporais negativos na hora da entrevista. Dentre os sinais citados, o que os empregadores mais reparam é o contato visual, seguido de expressões faciais.

Para orientar os profissionais quanto ao melhor uso das expressões corporais em entrevistas de emprego, os especialistas da Robert Half oferecem cinco orientações:

1.       Aperto de mão – Ao cumprimentar o recrutador, procure dar um aperto de mão firme, mas sem machucar o interlocutor. Limite a duração em apenas alguns segundos.

2.       Postura ao sentar – Sutilmente, veja a postura e a linguagem corporal do entrevistador para ter uma referência sobre como se posicionar. Sente-se de forma alinhada e incline-se levemente para frente. A ideia é demonstrar engajamento e confiança.

3.       Sorriso – Um sorriso sutil e verdadeiro demonstra cordialidade e entusiasmo. Simule uma entrevista de brincadeira com um amigo para descobrir se você, sem perceber, não está com uma expressão corporal negativa.

4.       Olhar – Mantenha um contato visual regular durante a conversa, mas olhe para outros lugares às vezes. Encarar demais pode ser considerado um tanto agressivo.

5.       Braços, mãos e pernas – Mantenha seus braços descruzados e as mãos sobre a mesa para parecer mais aberto e receptivo. Use as mãos para se expressar, mas cuidado para que os gestos não roubem a atenção da conversa. Resista também à tentação de descontar seu nervosismo mexendo as pernas, os dedos ou a caneta. 

 

FONTE – Perspectiva Comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s