SAIBA OS 9 MOTIVOS PRINCIPAIS DE RECLAMAÇÕES SOBRE PLANOS DE SAÚDE. VOCÊ ESTÁ PROTEGIDO?

Pense bem: você está protegido? E sua família? E em sua empresa? Apesar do gasto com planos de saúde pesar no bolso de muitos brasileiros, este torna-se um serviço não só importante, mas essencial e indispensável para garantir a segurança e proteção que cada um merece. O que ninguém deseja, no entanto, é contratar um plano de saúde que não ofereça a qualidade prometida e que, ao invés de te fazer encontrar apoio e soluções quando mais precisa, te faça se deparar somente com problemas.

Saiba os 9 principais motivos de reclamações sobre planos de saúde e prepare-se para que eles não ocorram com você!

1- Reajustes
Se não está fácil para a população administrar suas contas mensalmente, quem dirá se organizar com as surpresas em aumento de preços dos planos de saúde. E já há um bom tempo, essa é uma das principais reclamações e motivos para que os clientes deixem suas operadoras.

È muito importante entender como funcionam os reajustes para as diversas modalidades de contratação, somente assim não seremos surpreendidos ou enganados desde o momento da contratação do plano.

Para os planos pessoa física, o reajuste é regulamentado e definido pela ANS (Agência nacional de saúde) , Órgão responsável pela regulamentação do setor. o cliente saberá quanto seu plano vai aumentar anualmente pelo índice divulgado pelo setor.

Já para os planos de empresas (CNPJ) até 29 funcionários, o reajuste será baseado na carteira destes produtos na operadora/seguradora, não é um índice regulamentado, porém deve ser divulgado anualmente pelas companhias em seus respectivos sites.

já para as empresas acima de 30 funcionários já teremos a livre negociação entre as partes, porém deve constar em contrato a fórmula de cálculo aplicada e periodicidade.

2- Rede Credenciada

O problema com a rede credenciada é antigo e parece estar sempre presente em forma de reclamações, geralmente quando os clientes mais precisam. O principal foco, aqui, é o descredenciamento de um hospital, clínica ou médico. E não que isso seja proibido… O descredenciamento pode ocorrer, contanto que o plano de saúde, além de informar seus clientes e a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) com 30 dias de antecedência, substitua o serviço por outro equivalente – o que raramente acontece.

Importante o consumidor saber que pode contar com canais de reclamações na própria ANS, bem como deve registrar junto às ouvidorias das operadoras/seguradoras qualquer insatisfação a este respeito.

3- Atendimentos não autorizados

Não autorizar um exame, internação ou qualquer procedimento pode ocorrer por parte das operadoras/seguradoras, porém deverá ser justificado por escrito dentro dos prazos determinados pela ANS. Somente sendo justificada estas negativas quando apoiadas em cláusulas contratuais tais como: Carências, procedimentos não cobertos, terapias não reconhecidas pela ANS etc. Grande parte dos consumidores se queixam sobre a falta de esclarecimento por parte das operadoras sobre as negativas de atendimento que ocorrem, ou a necessidade de adiá-lo.

4- Cobertura de medicamentos

Cobertura de medicamentos fora dos atendimentos hospitalares aplica-se somente aos casos de câncer ou home care. A maioria das operadoras/ seguradoras possui programas de descontos em medicamentos que facilitam a aquisição com descontos aos consumidores, torna-se importante conhecer seus direitos e benefícios antes de contratar qualquer alternativa de mercado.

Quer saber os demais motivos? Clique aqui

Para conferir o conteúdo original acesse este link: Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/arbos/saiba-os-9-motivos-principais-de-reclamacoes-sobre-planos-de-saude-voce-esta-protegido/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s