Qual o papel da rede social corporativa na sua empresa

Com o avanço da tecnologia, a maneira como nos relacionamos e comunicamos também foi transformada. Grande exemplo disso é a internet e, claro, as redes sociais, que foram capazes de reunir pessoas e organizações de todo o mundo em estruturas on-line inovadoras, onde, na comunicação, tudo parece ser possível.

Apesar da popularização dessas redes não ter ocorrido há tanto tempo assim (acredite, o Facebook foi lançado há pouco mais de dez anos e suas frequentes atualizações ainda o mantém “jovem”), o fato é que não sabemos mais viver sem elas. As utilizamos para tudo: para checar o tempo, mas também os e-mails. Para conversar com familiares, e também com os chefes. Para fazer pesquisas sobre os filmes em cartaz no cinema hoje, ou sobre os assuntos que interessam para a reunião de pauta do trabalho de amanhã.

Então por que não explorar o papel da rede social – aquele, de compartilhar valores e objetivos em comum – em uma rede profissional? Não, não estamos falando do LinkedIn. Estamos falando de uma rede social própria para a sua empresa!

 Acompanhe este artigo do BWG e saiba tudo sobre essa tendência!

 Por que usar uma rede social corporativa?

Se o mundo todo – ou não necessariamente o mundo todo, mas a sua própria equipe -, não desgruda das redes sociais tradicionais, seja pela facilidade em conversar com os colegas, pela troca rápida de arquivos e informações, ou mesmo pela praticidade e mobilidade, que mal faria ter uma rede social corporativa só para vocês?

 

Usar uma rede social corporativa não só evita que informações confidenciais estejam sendo espalhadas por meios não seguros, como traz outros inúmeros benefícios para colaboradores e gestores.

 

1º, Porque facilita a comunicação interna. Independentemente do tamanho da equipe, todos que fazem parte de uma mesma empresa poderão trocar ideias, arquivos e mensagens de forma rápida e acessível.

 

2º, Porque otimiza tempo e dinheiro, já que o acesso às informações é ilimitado e pode acontecer em qualquer hora do dia, de qualquer lugar – não necessariamente da sua mesa no escritório, das 9h às 18h. Fora isso, a redução de custos é garantida, uma vez que não há investimento em T.I. e todas as interações ficam 100% na nuvem.

 

3º, Porque torna o ambiente de trabalho agradável e integrado, uma vez que todos sentem-se à vontade para discutir e sugerir ideias a todo momento. Encontrar informações e atualizações relevantes da empresa e de seus colegas será muito mais fácil, já que terá a busca realizada em softwares semelhantes àqueles que você utiliza em seu tempo livre – como em um mural, por exemplo. Com isso, o engajamento é certeiro, assim como a constante melhora no clima organizacional.

 

Os porquês não acabam por aí! Afinal, com maior engajamento, vem mais produtividade. Com mais produtividade, chegam mais resultados positivos. E com uma plataforma aberta e sem hierarquia, a tendência é que todos os colaboradores entendam seu papel na empresa, que todos os gestores possam acompanhar melhorias, participações, perfis potenciais, e, consequentemente, que sempre haja uma comunicação honesta, livre e benéfica para ambos os lados.

 

Devo utilizar uma rede social corporativa?

Não importa se a sua empresa tem poucos ou muitos colaboradores, a resposta é sim! Você pode (e deve) utilizar uma rede social corporativa como estratégia na sua gestão de pessoas. Faça isso e surpreenda-se com os benefícios em rotinas e resultados!

 

Através do 4bee, por exemplo, você poderá utilizar a gamificação como uma forma de incentivo e integração entre seus colaboradores, de maneira divertida e produtiva. Poderá criar enquetes para saber as opiniões sobre determinado assunto, criar grupos de acordo com projetos e áreas específicas, configurar alertas e notificações, entre outras facilidades, com total controle administrativo!

 

A questão é: com a oportunidade de ampliar a colaboração social na sua empresa e alcançar resultados através de uma plataforma moderna e diferenciada, por que não utilizar uma rede social corporativa? Pense bem e busque comprovar que, na verdade, só há motivos para utilizá-la e recomendá-la, como tantos já fazem.

 

Com o 4Bee, você terá uma rede social personalizada!

 

E então, para ficar claro, o grande papel da rede social corporativa na sua empresa é beneficiar tanto gestores e líderes, quanto colaboradores, que se identificam com a cultura organizacional e, com mais tempo para focar no conhecimento e na produtividade, também veem um espaço amplo e acessível para a comunicação, tão essencial no ambiente organizacional.

 

Gostou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Quer testar a solução do 4bee Comunicação e Colaboração? Deixe um comentário ou entre em contato!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s