Gestão de benefícios: como implantar?

Receber uma boa proposta de emprego está cada vez mais difícil para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Por outro lado, para as empresas buscar e reter talentos também não tem sido uma tarefa simples. Já parou para pensar que o profissional que você está procurando apenas ainda não encontrou uma gestão de benefícios como a sua?

Mas antes de apresentá-la para seu futuro colaborador, é importante saber exatamente quais benefícios podem ser oferecidos e como fazer isso de maneira planejada e estratégica. Afinal, salário ainda é um diferencial competitivo, porém está longe de ser o único fator para manter a motivação.

Hoje, criar benefícios atraentes e pensados nas necessidades profissionais e pessoais do colaborador é uma das maneiras mais eficientes de valorizá-lo e mantê-lo estimulado para gerar o melhor resultado para si e para a empresa.

Segundo pesquisa da Tower Watson presente no livro “Não Existe Gestão Sem Comunicação” de Daniel Costa, Em 12 meses, as empresas com maior índice de engajamento ampliaram o lucro operacional em 19% e o lucro por ação em 28%. Em 36 meses, ampliaram sua margem operacional em 3,7% em média.

Quer saber como implantar uma boa gestão de benefícios? Veja agora com o BWG!

Crie um planejamento estratégico

Antes de agir, é preciso planejar. E para definir quais benefícios a sua empresa irá oferecer, comece com uma pesquisa de mercado. Faça um levantamento do que está sendo oferecido pelas instituições dentro do setor ou cargo de atuação, mas também um levantamento do momento pelo qual a sua empresa está passando. Saiba quanto pode investir, se está de acordo com o mercado e defina benefícios que irão além daqueles previstos por lei.

 

Por exemplo, você poderá estabelecer vantagens que satisfaçam objetivos individuais e sociais, como aquelas relacionadas à vida pessoal, familiar e de trabalho, ou algumas já conhecidas, como vale-alimentação, assistência médica, odontológica, auxílio-creche, cesta básica, entre outros. Com isso, você não estará ajudando o colaborador a ter qualidade de vida somente dentro da organização, mas também fora dela.

 

Após entender o cenário interno e externo, assim como as necessidades de seus colaboradores, será possível criar um planejamento estratégico alinhado aos objetivos da empresa e de sua cultura. Atrelado a isso, é essencial adotar uma postura responsável – que priorize a saúde e o bem-estar de cada indivíduo dentro da empresa – e inovadora, pensando naquilo que pode ser considerado diferencial.

 Inove! Invista na satisfação de seu colaborador

Ser responsável pela gestão de benefícios também quer dizer inovar. Quem foi que disse que não é possível trabalhar com prazer? Quem foi que disse que o turnover não pode ser reduzido com um novo programa de benefícios? Assim que conhecer o perfil de seus colaboradores, entender o que eles precisam e como podem crescer profissionalmente, você também poderá investir na satisfação deles.

 

Algumas empresas já começaram a disponibilizar áreas de lazer para seus funcionários, outras oferecem horário de trabalho flexível ou modelo home office em algum dia da semana. Iniciativas aparentemente simples como dispor de área para café com frutas ou outros snacks à disposição dos funcionários, também podem fazer a diferença no dia a dia. Além disso, reembolso para a realização de cursos, convites para eventos sociais e descontos em produtos e serviços são outras vantagens que podem ser exploradas.

Para o colaborador, saber que alguém está pensando em seu bem-estar e não somente no total de horas trabalhadas é o que fará a diferença no momento de avaliar se o ambiente de trabalho é motivador e se o seu trabalho é verdadeiramente significativo. Por que não pensar fora da caixa e implantar benefícios exclusivos?

Considere a opção de testar novos benefícios (que não necessariamente terão grande custo para a empresa), como o 1000 Vantagens, um clube de benefícios com descontos e vantagens exclusivas em empresas de diversos segmentos para você proporcionar diversão e qualidade de vida aos seus colaboradores.

Talvez esteja na hora de pensar nesse novo tipo de gestão, pois será ele o responsável por criar uma imagem mais positiva e satisfatória sobre o local de trabalho.

Transparência do início ao fim

Além de pensar nos indivíduos que há por trás dos profissionais de sua empresa, é importante que haja transparência entre todos do início ao fim. Ao realizar uma contratação, deixe claro para o funcionário quais benefícios ele terá dentro da empresa e note se está de acordo com o que ele busca.

 

Ao longo do tempo, permita que os colaboradores possam expressar suas preferências, fazer sugestões e deixe que elas sejam ouvidas. Que haja abertura para novas adaptações. Ofereça treinamentos e benefícios para todos e, assim, transforme a maneira como é feita a colaboração dentro da sua empresa.

 

Numa pesquisa da Globoforce Mood Tracker, foi descoberto que a produtividade cresce com reconhecimento: 69% dos trabalhadores dizem que trabalhariam mais caso sentissem que seus esforços são reconhecidos.

Economize com a ferramenta certa

É possível, sim, aumentar benefícios e não sair no prejuízo. Para implantar uma estratégia de gestão de benefícios eficaz e eliminar custos administrativos desnecessários, sua empresa pode contar com as soluções do BWG!

 

Uma das soluções é o 1000 Vantagens, que oferece descontos exclusivos em cinemas, teatros, cursos de idiomas, faculdades, parques de diversões, lojas de departamento, restaurantes, hotéis e muito mais.

 

O valor percebido desses benefícios é altamente positivo para o colaborador que usufrui de todas as vantagens e para a empresa, que tem uma poderosa ferramenta de atração e retenção de talentos.

 

Entre em contato e saiba mais!

Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/bestwaygroup/gestao-de-beneficios-como-implantar/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s