A TECNOLOGIA APLICADA A RECURSOS HUMANOS

As transformações sociais ocorridas no decorrer do tempo forçaram também a transformação da área de Gestão de Pessoas, pois em uma sociedade moderna e competitiva as pessoas devem ser fonte de vantagem competitiva e a área de RH precisa ser, por si só, uma fonte que agregue valor a cadeia.
A globalização, os altos volumes de informação atrelados e as tecnologias de comunicação rápida (Facebook, WhatsApp, etc.,) criaram dentro das organizações uma atmosfera onde as perguntas, questionamentos e divulgação das informações ocorrem instantaneamente após a ocorrência dos fatos. Então como utilizar estas ferramentas a favor da gestão de Pessoas?
Algumas teorias trazem para esta discussão o conceito do RH virtual o qual JONES (1998) define como “um modelo de gestão de Recursos Humanos baseado em tecnologia de informação altamente avançada, que conduzam algumas ou muitas das funções de RH”. Segundo este autor, inicialmente o e-RH era visto como um programa de ganho de eficiência, mas tem sido cada vez mais visto como uma fonte de vantagem competitiva.

Atualmente existem muitas ferramentas que visam agilizar os processos operacionais de RH como:

Sistemas de Informação para Administração de Pessoal:
São sistemas de informação nos quais os empregados, além de receber informação de maneira rápida e homogênea, podem atualizar seus dados pessoais, solicitar férias, imprimir recibo de salário, acessar benefícios e inscrever-se em cursos, entre outras vantagens.

Intranet – E-learning
Ferramenta que oferece acesso à informação e a treinamentos de maneira rápida e flexível permitindo que o colaborador acesse as informações da organização de qualquer local onde esteja. Esta ferramenta traz consigo a facilidade de participar de cursos, fóruns e outros eventos sem ter o custo da locomoção e sem sair do conforto da casa ou do escritório e por si só é um atrativo para as pessoas.

Sistemas de Gestão de Desempenho
São sistemas que de maneira muito prática realizam todo o processo de gestão de desempenho da organização excluindo por completo a utilização de papel no processo. Estes sistemas, desde que corretamente implantados, podem de maneira muito prática, fazer a gestão de todo o processo de avaliação de desempenho e gestão de metas e talentos da organização, tudo em uma única base de dados.

Sistemas de Pesquisas de Clima
São sistemas que de maneira muito prática realizam o processo de gestão do clima da organização excluindo por completo a utilização de papel no processo, conseguem prover acesso fácil para todos na aplicação das pesquisas, e prover relatórios de resultados menos tendenciosos por garantir a confidencialidade das respostas.
O uso da tecnologia de informação na gestão de Rh tornou-se tão importante que muitas consultorias aproveitaram este nicho de mercado e fizeram disso seu negócio.
Nilo Nery, Gestor de Pessoas e Diretor da Elo Progress Consultoria acredita que as ferramentas informatizadas devem servir para reduzir processos burocráticos e operacionais e assim liberar tempo para que os RH’s possam se dedicar ao que realmente importa que é Gerir Pessoas. “Afundar-se em processos operacionais impede que os RH’s se atentem de verdade para as pessoas e no médio prazo isto faz com que os funcionários se sintam abandonados pela Organização. Temos de focar no que é importante de verdade, que são pessoas, e tornar os processos operacionais um meio para satisfaze-las e não nossa atividade fim. ”

É embasada nesta ótica de gestão de pessoas que a consultoria Elo Progress atua, na visão de Renato Régoli, Gestor de T.I, Diretor e Fundador da consultoria “a tecnologia é um atalho para a produtividade e precisa ser projetada e pensada para este fim e se bem aplicada torna os processos fáceis, ágeis e geradores de resultados para pessoas e empresas, torna-se então o link”.

Fazer a conexão entre pessoas e empresas em prol da produtividade e de resultados duradouros é nosso objetivo maior, é isto que nos move e direciona nossos negócios. “Nossos serviços e produtos são pensados com o objetivo de agilizar a gestão das informações dentro das organizações e trazer clareza daquilo que é esperado deles aos colaboradores, tudo isso de forma sistematizada em ferramentas de gestão que agilizam os processos de Rh e focam no desempenho das pessoas e empresas” comenta Anderson Santos Especialista em Gestão de Pessoas e Diretor de Planejamento estratégico e Executivo da Elo Progress.

Saiba mais emhttps://eloprogress.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s