Como vencer os desafios do RH em 2017

desafios-da-gestao-de-rhOs profissionais de recursos humanos são desafiados constantemente, em várias frentes diferentes. Você já deve ter se deparado com dificuldades para lidar com alto turnover, problemas para realizar integrações, barreiras de comunicação interna, pesquisas de clima que apontam insatisfações, necessidade urgente de treinamento com poucos recursos, a falta de tempo para a gestão estratégica e uma infinidade de complicadores do seu trabalho.

Muitas dessas dificuldades acontecem ao mesmo tempo, impactam diferentes áreas e necessitam de soluções urgentes. E quando os processos de RH não saem como o desejado, toda a empresa tem perdas sérias de produtividade e rentabilidade.

Um dos principais fatores que determina o sucesso ou não dos processos de RH é o modo como a empresa trata sua comunicação interna. Segundo Marlene Marchiori, uma das maiores especialistas neste ramo, “o ser humano é o principal canal dos acontecimentos das organizações, nas quais a interação humana é questão primordial”.

Ou seja, para o RH ter sucesso na comunicação interna, é preciso investir nas pessoas para que elas entendam os motivos dos processos da empresa e qual seu papel para chegarem juntos a um objetivo final de sucesso.

Daniel Costa, autor do livro “Não Existe Gestão Sem Comunicação”, dá um ótimo exemplo de como a comunicação bem feita faz a diferença no desempenho das pessoas. Ele cita uma analogia de dois pedreiros que, ao realizarem seu trabalho, são perguntados sobre o que estão fazendo. O primeiro responde que está levantando um muro, enquanto o segundo afirma que está construindo uma catedral. A clareza da meta faz o segundo pedreiro ter noção que seu trabalho tem um papel fundamental em um objetivo maior, sendo parte de uma engrenagem que precisa do máximo esforço de todos para chegar ao resultado esperado. Nesse caso, a motivação dos dois pedreiros é totalmente diferente e com certeza o segundo pedreiro tem uma probabilidade muito menor de sair do trabalho, criar ou proliferar possíveis crises ou necessitar de treinamento motivacional. Pelo contrário, este pedreiro tem uma grande chance de ser um evangelizador para os colegas e um embaixador da empresa para as outras pessoas.

As ferramentas para ajudar o RH nos processos internos já são várias e com níveis de preço e atendimento de necessidades muito variados. Para a Comunicação Interna, plataformas de comunicação e colaboração em formato de rede social corporativa, como o 4bee, vêm ganhando espaço e são úteis para todos os processos de comunicação, motivação, engajamento e diálogo. Com plataformas como essa, é possível facilitar a comunicação entre todas as áreas da empresa, incentivar a colaboração, armazenar arquivos, fotos, vídeos, criar enquetes e diversas funcionalidades que te ajudam a alcançar seus objetivos dentro da estratégia de RH. Os treinamentos são um bom exemplo, pois é possível disponibilizá-los, de forma segmentada, eliminando o custo de agentes multiplicadores.

Além dos desafios de comunicação interna, os problemas para lidar com o clima organizacional também tiram o sono dos profissionais de recursos humanos. Uma pesquisa realizada pela 4hunter apontou que mais da metade dos trabalhadores está insatisfeita com seu trabalho atual. Salário abaixo da expectativa, clima pesado na organização e falta de reconhecimento profissional são apontados como os principais motivos da insatisfação em grande parte da força de trabalho.

A falta de alinhamento dos valores da empresa com o que é vivenciado no dia a dia é uma grande vilã do clima organizacional. Gestores que não estão preparados para o cargo, falta de feedbacks, ausência de qualidade de vida e ausência de indicadores de clima são outras características nocivas para o trabalho do RH.

Para minimizar estes problemas, é preciso que o clima organizacional seja medido constantemente e que as ações para a melhora dos pontos fracos sejam implementadas o mais rápido possível. “Nós do BWG acreditamos que ter preparado o 4bee para atendimento às questões do Clima e da Cultura Organizacional, através de indicadores de gestão e funcionalidades chaves, nos ajudaram muito a posicionar o software do lado estratégico do RH”, comenta André Paschoal, Gerente de Vendas do produto.

desafios-do-rh-em-2017

Bruno Carramenha, Thatiana Cappellano e Viviane Regina Mansi, em seu livro “Comunicação com Empregados”, dizem que ao realizar uma pesquisa de clima, é necessário ir mais além e fazer uma pesquisa de cultura organizacional. Segundo eles, “a diferença entre estes dois modelos de pesquisa é que a primeira tira um retrato do momento e revela respostas do grupo frente à realidade estática, ao passo que a segunda revela os ‘fatores climáticos’, ou seja, o que dá origem à foto do presente”.

Qualquer ferramenta de pesquisa pode ser utilizada para você descobrir o que está funcionando e o que precisa melhorar na sua empresa. O Survey Monkey é uma plataforma muito simples de ser utilizada e os resultados podem ser mensurados com muita facilidade.

Outro ponto que pode ajudar o RH é a terceirização dos processos de folha e administração de pessoal. Este tipo de serviço pode melhorar a qualidade final do trabalho de recursos humanos, já que a empresa prestadora é especialista e eficiente naquela atividade. Quando realizada corretamente por uma empresa séria e competente, a terceirização diminui o risco e aumenta a competitividade da empresa.

Hoje, os principais desafios de recursos humanos já possuem ferramentas específicas no mercado que podem auxiliar e facilitar o cotidiano dos profissionais desta área. O uso de uma ou mais dessas plataformas precisa ser estudado de acordo com a estratégia da empresa, a cultura organizacional e os objetivos do RH. É preciso analisar com muito critério quais são as principais dores da empresa e quais as ferramentas que empresas parceiras poderiam utilizar para ajudar a sanar essas dificuldades. Saiba mais qual é o impacto da tecnologia na gestão de Pessoas.

Redes sociais corporativas, serviços de contratação e manutenção de talentos, ferramentas de pesquisa, empresas especializadas em benefícios e seguros corporativos, BPO de folha de pagamento, softwares específicos para agilizar fluxos são exemplos de soluções para as necessidades do RH que podem ser oferecidas por parceiros que já possuam uma vasta experiência nesses assuntos específicos. Esta opção também ajuda a amenizar possíveis impactos causados por carência nas equipes.

Escolher bem os parceiros e ter claro suas dificuldades e o que precisa ser feito para a gestão de pessoas alavancar o sucesso da companhia, são fundamentais em qualquer planejamento.

Elencar quais são suas dores e o que é preciso fazer para saná-las é o primeiro passo para que seu time entenda, participe e propague sua cultura organizacional.

 

*O Bestway Group te ajuda a construir e implantar estratégias para Remuneração e Benefícios, Administração de Pessoal e Folha de Pagamento, Comunicação Interna, Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento, Pesquisas de Clima e Avaliações. O grupo tem todas as soluções para cuidar dos processos da sua gestão de pessoas com tecnologia própria e atendimento diferenciado, realizado por especialistas técnicos, jurídicos e estratégicos.

Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/bpo/como-vencer-os-desafios-do-rh-em-2017/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s