O que é RH Estratégico?

o-que-e-rh-estrategico“O setor de RH é aquele responsável pelos processos de pessoal dentro de uma empresa, certo?” Bom, está longe de ser somente isso! Na verdade, com a expansão constante de novas tendências e por lidar com o que há de mais essencial dentro de uma empresa – que são as pessoas – a área de Recursos Humanos encontra espaços cada vez mais amplos para a busca de resultados a partir da gestão de pessoas. Com isso, deixa de ser somente operacional e passa a desempenhar um papel muito mais pensante dentro de uma organização. É o que chamamos de RH estratégico.

Falar em estratégia no ambiente corporativo pode até parecer um pouco redundante, já que, pela lógica, todo trabalho deveria se apropriar de elementos estratégicos. Mas acontece que muitas empresas ainda se fecham para a possibilidade de novos projetos e ideias, principalmente quando eles partem de áreas e profissionais que, até então, não tinham a oportunidade de propor mudanças e, de fato, modificar processos.

Entretanto, o RH estratégico surge justamente pela necessidade de um setor que pense nesses processos cada vez mais otimizados, e que também esteja alinhado com os objetivos da empresa, de forma a criar novos cenários, buscar e investir em soluções inovadoras, que conquistem mudanças rápidas e eficazes.

E como o RH faz isso? Reunindo profissionais cada vez mais qualificados, capacitados e talentosos que, com a devida motivação e valorização, serão capazes de gerar resultados sempre positivos para a organização.

Ao pensar estrategicamente, o RH pode focar muito mais em desempenho, em negócio, em inovações, em atualizações e, também, em como os colaboradores podem sentir-se parte de toda essa mudança, que fora planejada com base nos objetivos de curto a longo prazo de uma empresa.

O foco ainda são as pessoas, mas de forma muito mais integrada ao negócio – e o desafio é exatamente este, saber manter o equilíbrio entre esses dois pilares principais.

Como o RH estratégico pode ajudar a minha empresa?

rh-estrategico

O conceito de RH estratégico já nos traz insights valiosos sobre como ampliar ações e resultados. Quer saber como ele também pode ajudar a sua empresa? Que tal focar em maneiras de atrair novos talentos? E então, com esses talentos, oferecer perspectiva de crescimento a eles? Não só sugerir, mas investir em treinamento e capacitação? Em um ambiente de trabalho desafiador, que atinja os objetivos definidos pela empresa? Em um bom clima organizacional e em profissionais que se sintam inseridos nessa gestão estratégica?

Mais do que somente perguntas, esses exemplos são reflexões e respostas do que é possível fazer para pensar mais estrategicamente dentro do RH, área que merece reconhecimento pela influência que gera em todos os envolvidos da empresa e que, consequentemente, estarão muito mais seguros e produtivos com um direcionamento estratégico.

Que seja para definir alternativas para recrutamento, seleção, desenvolvimento, avaliação de desempenho ou carreira, o importante é sair da teoria e pensar em ações que auxiliem na rotina – é claro, de acordo com o perfil de cada empresa. De toda forma, basear-se em posicionamento de mercado, em valores e competências necessárias para cada ação também é fundamental.

E de nada adianta sonhar com um RH estratégico se, na realidade, não houver tempo para que essas estratégias sejam pensadas e colocadas em prática. Afinal, o RH também é responsável pelas atividades operacionais, como é o caso do fechamento da folha de pagamento.

O que se pode fazer, nesses casos, é buscar alternativas para otimizar o tempo, que depois será dedicado, majoritariamente, à busca pelos melhores processos relacionados à gestão de pessoas.

Se você ainda não conhece, o BWG oferece plataformas com soluções personalizadas em folha de pagamento, além de uma revolucionária rede social empresarial de comunicação e colaboração. Sem dúvidas, os benefícios de uma folha de pagamento on-line, terceirizada e interativa, assim como as ferramentas de uma comunicação dinâmica entre colaboradores, diminuirão o tempo gasto pelo RH operacional, que passará, cada dia mais, a se transformar em RH estratégico.

Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/bestwaygroup/o-que-e-rh-estrategico/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s