SEGURO SAÚDE OU PLANO DE SAÚDE: QUAL A DIFERENÇA?

planosaude-segurosaudePor não termos um serviço de saúde pública eficiente no Brasil, é comum a população procurar outras formas de garantir a qualidade do atendimento e cuidado com a saúde.
Apesar de terem objetivos muito parecidos, a operacionalização dos seguros saúde e planos de saúde é um pouco diferente. Ambos surgiram da necessidade de proteção complementar à oferecida pelo serviço público brasileiro, mas nos planos de saúde o usuário utiliza a rede credenciada disponibilizada pela operadora, enquanto no seguro saúde a regra é a pessoa ser reembolsada após o uso.
Tanto o seguro saúde quando o plano de saúde são regulados pela ANS. Este órgão, apesar de ser vinculado ao Ministério da Saúde, possui autonomia para atuar na regulamentação das práticas de proteção privada à saúde.
Como funcionam os planos de saúde:

planosaude-segurosaude-1

Os planos de saúde possuem redes credenciadas, ou seja, eles têm uma série de hospitais, clínicas e profissionais previamente disponíveis para o usuário utilizar.
O pagamento dos planos é feito de forma antecipada. A pessoa paga uma mensalidade e depois pode utilizar a rede credenciada do plano. O que poderá ser utilizado depende de uma tabela feita pela operadora, que libera o uso dos procedimentos de acordo com o valor que é pago.
Os reembolsos podem existir nos planos de saúde, mas são exceções. O procedimento normal é sempre usar a rede credenciada contratada na mensalidade.
Em 1º de janeiro de 1999 entrou em vigor a Lei dos Planos de Saúde, e desde então são ofertados geralmente 5 tipos de planos de saúde: ambulatorial, hospitalar, hospitalar com obstetrícia, odontológico e referência. Destes planos, o mais avançado é o da rede referenciada, já que inclui todos os benefícios dos anteriores, com o plano odontológico sendo opcional.
Como funcionam os seguros saúde:

planosaude-segurosaude-2

 

O objetivo do seguro saúde é realizar o reembolso de serviços como consultas médicas, tratamentos, exames e internações. A escolha das clínicas, hospitais e profissionais de saúde é livre pelo portador do seguro saúde.
O seguro saúde deve permitir que o usuário escolha os lugares e os profissionais que irão atendê-los, respeitando as normas dos contratos realizados.
As apólices contratadas possuem valores variados, então, na hora de escolher um seguro saúde, é necessário que o usuário entenda as condições e possibilidades a que tem direito.
Qual a melhor opção para empresas?

planosaude-segurosaude-3

seguro saúde é uma ótima opção de benefícios para empresas, já que sua flexibilidade é um ótimo diferencial para os colaboradores. As apólices de seguro saúde podem ser contratadas pela empresa ou por adesão. Quanto maior for o número de participantes dentro da mesma companhia, melhores serão as condições que podem ser oferecidas aos colaboradores.

Em apólices empresariais, são contemplados os sócios, colaboradores, trabalhadores temporários, estagiários e menores aprendizes, ou seja, todos que mantém uma relação trabalhista direta com a empresa.

Nas apólices por adesão, entram participantes de associações, sindicatos e conselhos de profissionais. Quem está vinculado a um órgão como OAB, CREA, etc., realiza as apólices por adesão.

“O processo de contratação de um seguro ou plano de saúde deve contar com a intermediação de um corretor devidamente habilitado, que entenderá as necessidades específicas da pessoa ou da empresa e auxiliará na identificação das melhores opções de mercado que atendam as expectativas do interessado. É muito importante no momento da contratação a total transparência sobre todas as questões que envolvem a melhor escolha, pois fatores como carências, rede credenciada, reembolsos, abrangência regional, coberturas, dentre outros, são questões que precisam de ampla compreensão para  assegurar a proteção e tranquilidade do cliente ao longo de toda a vigência do contrato”, ressalta Marcelllo Brancacci, diretor executivo da Arbos Corretora de Seguros.

Arbos Seguros oferece condições diferenciadas de contratação com as melhores seguradoras do mercado e possui planos específicos para indivíduos ou empresas. Entre em contato pelo telefone (11) 5670-2092 ou pelo e-mail: cotacoes@arbosseguros.com.br para saber mais sobre cada vantagem.

Para conferir o conteúdo original acesse este link: http://www.bwg.com.br/arbos/seguro-saude-ou-plano-de-saude-qual-a-diferenca/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s