Contratação equivocada reflete negativamente na produtividade da empresa

RecrutamentoPerda de produtividade é o principal impacto de uma contratação equivocada nos negócios da empresa, conforme apontou 51% dos 100 diretores de RH entrevistados pela Robert Half. De acordo com especialistas da companhia, ao fazer um retrospecto, os gestores que se decepcionam com o desempenho dos colaboradores diagnosticam que não deram a devida atenção ao processo seletivo.

O resultado aponta a necessidade de entender o recrutamento como uma ação estratégica para os negócios da companhia e, por essa razão, demanda dedicação e visão de longo prazo, para garantir a identificação e retenção dos melhores profissionais já na sala de entrevista. Se considerarmos o atual período de grande concentração de candidatos no mercado, a atenção deve ser redobrada, tendo em vista que quantidade e qualidade nem sempre caminham juntas.

banner-bwg-600x187

Ciente deste cenário, os consultores da Robert Half produziram um check list com 10 passos essenciais para otimizar o processo de recrutamento. A tarefa não é fácil, mas com algumas orientações, é possível ter mais sucesso na busca pelo candidato qualificado.

  1. Defina o modelo de contratação – É fundamental entender qual modelo de contratação é mais adequado para a necessidade da sua empresa. Nem todas as posições demandam um profissional com dedicação exclusiva em tempo integral. Em alguns casos, quando o projeto tem data para terminar, uma contratação temporária pode ser mais indicada.
  2. Faça um bom job descriptionEnumere todas as atividades que esse novo profissional irá desempenhar dentro da empresa, para quem ele irá responder e quais serão as habilidades comportamentais e conhecimentos técnicos necessários para desempenhar bem a função. Este alinhamento é muito importante, pois influencia diretamente na retenção em longo prazo. Por exemplo, exigir inglês fluente para uma posição que não utilizará o idioma frequentemente poderá frustrar o profissional.
  3. Defina um pacote de remuneração competitivo – Apesar de o mercado apresentar uma estabilidade em termos salariais, é preciso uma proposta de salário justa compatível com a posição e senioridade do cargo. Para entender o comportamento dos salários, consulte estudos de valores praticados pelo mercado, como o Guia Salarial 2017 da Robert Half. Também deixe alguma margem de manobra para uma eventual negociação.
  4. Otimize as etapas do processo de recrutamento – Se o processo de seleção for muito longo, você pode perder um bom candidato para a concorrência. Dessa forma, otimize as entrevistas pessoais convidando mais de um entrevistador por etapa. Entrevistas por videoconferência também são muito utilizadas para evitar deslocamentos desnecessários e economiza tempo de todos os envolvidos.
  5. Cheque as referências – Conversar com pessoas que já trabalharam com o candidato é essencial. Nesse contato, além de ampliar o networking você poderá confirmar as informações passadas pelo futuro funcionário e aprofundar detalhes que não tenham ficado claro nas entrevistas.
  6. Estabeleça critérios – Tenha clareza dos critérios para aprovação e reprovação de um candidato durante o processo seletivo. Eles também serão cruciais para a tomada de decisão final.
  7. Tenha a certeza da melhor escolha – Para ter certeza de que realizou a melhor escolha, recorra a uma consultoria de recrutamento especializado, principalmente em posições-chave. Esses profissionais têm um vasto banco de dados e acesso a candidatos que não estão atentos às oportunidades.
  8. Seja ágil – Não demore a fazer a oferta final. Um bom profissional é disputado pelo mercado e seu concorrente pode ser mais veloz que você.
  9. Oriente o futuro funcionário – Feita a escolha, oriente corretamente sobre a maneira que o profissional deve se desligar da atual empresa, caso esteja trabalhando. Vale, inclusive, orientá-lo sobre os prós e contras de uma possível contraproposta.
  10. Defina a data de início – Por fim, acorde com o profissional uma data de início, que não o deixe esperando demais ou o permita aceitar uma contraproposta.

Fonte: Perspectiva Comunicação bloggif_580e021844191

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s