Gestor de origem humilde pode ser a contratação certa

lider inspiradoraUm estudo realizado por professores das universidades de Michigan, nos Estados Unidos, e de Nova Gales do Sul, na Austrália analisou o desempenho de gestores de diferentes origens e descobriu que aqueles que vêm de famílias humildes podem ter uma performance melhor em comparação aos de origem abastada. Mas até onde esta característica pode ser relevante?

De acordo com a pesquisa, as pessoas de origem humilde enfrentam mais dificuldades para alcançar cargos de liderança no mercado de trabalho, demonstrando que atingiram suas posições após conquistarem resultados de destaque e serem reconhecidos pelo desempenho: “Nós argumentamos que gestores que nascem pobres enfrentam barreiras de entrada maiores na área de recursos humanos, e apenas os mais habilidosos têm sucesso. Em linha com esta visão, os gestores nascidos ricos tendem mais a ser promovidos, enquanto aqueles que nascem pobres são promovidos apenas se tiverem um desempenho acima da média.”, disseram os pesquisadores.

Contratar um gestor que alcance os resultados e metas impostas pela organização de maneira humanizada é uma tarefa desafiadora e requer inúmeras formas de avaliações. Optar por alguém que tenha avançado mais degraus em sua trajetória profissional pode significar escolher um gestor com uma bagagem profissional carregada com mais desafios, resultados e conquistas.

Além do potencial relacionado a resultados, ter um profissional que possui a sensibilidade ideal para lidar com pessoas é uma vantagem. As experiências vivenciadas no início da carreira podem auxiliar no entendimento das situações, entregas, necessidades e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Para a equipe, perceber o líder como alguém igual, que enfrentou barreiras parecidas com as próprias, pode propiciar um sentimento de empatia e proximidade e ainda inspirar e tangibilizar conquistas profissionais.

 

Fonte: Carreira & Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s