Brasileiros marcham contra a corrupção pelo país mas não se mobilizam por suas próprias cidades

sujosEm cidades como Atibaia que ganhou projeção nacional devido ao sítio cuja propriedade é atribuída ao ex presidente Lula a população não realiza mobilizações contra as denúncias e investigações da administração municipal.

Realmente trata-se de um paradoxo, nos últimos 2 anos os brasileiros se mobilizaram em marchas pelo país clamando pelo impeachment e pelo fim da corrupção, um movimento cívico e bonito que trouxe resultados práticos com o fortalecimento das ações da Operação Lava jato e com o afastamento de Dilma Roussef.

A cidade do interior paulista viveu nos últimos 3 anos uma enxurrada de denúncias de irregularidades, de superfaturamento na compra de material escolar, placas de trânsito entre outros itens, cobrar IPTU barato em loteamentos de luxo e pelo seu maior caso de corrupção na história, o caso Propino-Fórum.

Ocorre que o atual prefeito da cidade Saulo do Gás ficou 5 meses afastado por uma denúncia do Ministério Público na qual teria pedido propina de R$ 50.000,00 pelo aluguel do novo prédio do Fórum.

O político ficou esse tempo todo recebendo salário sem dar sequer uma entrevista coletiva ou explicações para a população. Seu vice Mário Inui assumiu pateticamente fazendo um discurso de que o prefeito “continuava sendo Saulo”.

Nesse período o poder Executivo aplicou o maior aumento de impostos da história do município, aumentando IPTU em mais de 100% e em alguns casos 300%, reajustou sem dó ou explicações Água e Esgoto em mais de 80%, Iluminação pública em mais de 50% e a Coleta de lixo em mais de 100%. A população de Atibaia assistiu a esses aumentos de forma passiva e silenciosa.  Aumentaram os próprios salários. Nas votações dos reajustes na Câmara Municipal sob uma base de 11 políticos absolutamente obedientes a Saulo haviam várias cadeiras vagas para se sentar, poucas palavras de ordem e participação ativa somente de bravas senhoras que seguraram cartazes mas sozinhas na tarefa de protestar.

Saulo obteve uma controversa liminar para voltar ao cargo através do Ministro do STF Ricardo Lewandovsky (sempre ele!), o caso Propino-fórum continua sendo julgado e o prefeito não foi inocentado, com os órgãos de imprensa da cidade sob seu controle pouca controvérsia houve na cidade.

Enquanto isso a cidade mergulha na sua maior crise de empregos da história, o relaxo e desmazelo com os empresários mais o abandono da lei de incentivos fiscais provocou uma fuga de empresas nunca vista antes.

Ontem, o grupo do prefeito fez celebração do que chamam de vitória na próxima eleição, diversos vídeos foram compartilhados com seus pretensiosos apoiadores e funcionários comissionados com gordos salários dando a eleição por vencida.

Se a população de Atibaia não se mobilizar, ainda que silenciosamente, nas urnas, a cidade será motivo de piada em toda a região pois quem mora em Bragança, Piracaia e outras cidades simplesmente não consegue acreditar que a cidade que por muitos anos foi a mais influente da região vai reeleger um político respondendo a um processo de corrupção, ou seja, seu povo foi bravo e corajoso nas questões do país, mas tem sido um tanto desligado quanto as questões da sua própria cidade, local ondem vivem.

Atibaia pode ser a piada eleitoral desse ano, só depende de sua própria população.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s