Você sabe o que é DATA MANAGEMENT?

douglasEntenda esse conceito que pode fazer sua empresa reduzir custos em tempo de crise.

Todos os dias em todas empresas pessoas passam horas em frente a computadores examinando e alimentando planilhas que controlam processos específicos em seus postos de trabalho. Muitos destes processos demoram horas para serem concluídos e isso gera um alto custo de mão de obra.

O Data Management, gerenciamento de dados em português, nada mais é que a aplicação de uma inteligência na otimização de pequenos processos em busca de diminuir o tempo gasto em nestas rotinas, aumentar o uso da mão de obra para processos de maior importância e assim obter redução de custos e até aumento de receita, apenas mudando pequenos protocolos de trabalho no dia a dia.

Para entender melhor, procuramos um consultor em data management que nos deu este exemplo:

“Um trabalhador do setor de RH de uma empresa de 1000 funcionários, gastava 5 dias do mês apenas para reunir todos colaboradores que faltaram naquele período, analisar os motivos de falta um por um, verificar se havia atestados médicos para finalmente elaborar um relatório dos colaboradores que deveriam ser advertidos por faltas sem justificativa.

O trabalho de data management visa melhorar este processo específico e tenta focar em estratégias e ferramentas para reduzir o tempo gasto para este tipo de tarefa. ”

O maior problema disso é que geralmente a cultura organizacional está tão fixada que o colaborador que exerce essa tarefa e os seus superiores estão acostumados com o processo e aceitam como “normal” este tempo gasto, além disso, estão preocupados com todas as tarefas rotineiras que esquecem de tentar melhora-las.

Para isso empresas recorrem a consultores especializados nessa área. O consultor busca mapear estes processos onerosos e assim consegue aplicar as melhorias e consequentemente obtém sucesso em reduzir os custos deste processo.

De acordo com Douglas Carvalho, consultor estratégico e especialista em data management, algumas empresas que já atendeu conseguiram diminuir custos em até 70% em processos específicos. Ele também conta que já conseguiu em diversas ocasiões aumentar o faturamento da empresa ao trabalhar em processos que aumentavam o controle de indicadores estratégicos e que estes indicadores levaram a decisões estratégicas que trouxeram aumento em vendas de até 30%.

Douglas afirma que a consultoria de Data Management pode ser aplicada em qualquer setor das empresas, desde PCP e RH até Vendas e Logística e reitera que os conceitos podem ser trabalhados em qualquer ramo empresarial, seja de fabricação, distribuição e vendas ou serviços.

Veja alguns exemplos REAIS de casos de sucesso que retiramos do site, clicando na imagem abaixo:

download-1

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s