AMIZADE ENTRE CHEFE E FUNCIONÁRIO É BENÉFICA, MAS EXIGE CUIDADOS

amizadeUma relação de amizade dentro do ambiente de trabalho pede maturidade

A amizade é uma relação de confiança, por isso talvez pareça mais vantajoso ter um amigo trabalhando ao seu lado em vez de um simples colega. No entanto, é preciso ter cuidado ao trazer um relacionamento informal para o ambiente profissional. “A amizade entre líder e funcionário é um assunto bem controverso. Tem seus pontos positivos e negativos”, afirma Graziela Moreno, CEO da Academia de Estratégia (ACAD).

De acordo com a coach Cibele Nardi, sempre deve haver um equilíbrio. “Nesse caso, chamamos isso de relacionamento de camaradagem, no qual se tem respeito e troca de favores. Mas, se houver um excesso de afetuosidade, é preciso ter cuidado para que essa relação não seja prejudicial.”

Para Graziela, a amizade pode ser muito positiva nos negócios, desde que se tenha maturidade. “Quanto mais maduros o líder e o liderado forem, maior é o posicionamento deles em relação à transparência de diálogos. A maturidade minimiza qualquer efeito negativo que essa relação pode ter”, diz.

Para Cibele, essa virtude também é essencial e está mais presente em relacionamentos que começaram antes do envolvimento profissional. “Se líder e funcionário se conheceram no trabalho, é melhor que o relacionamento fique no âmbito da camaradagem”, afirma. Para que não haja conflitos, as partes precisam saber o seu papel no ambiente de trabalho. As especialistas dão dicas para que esse relacionamento seja positivo para os negócios:

1. Acordo

Dentro do ambiente profissional, chefe e funcionário possuem diferentes papéis para que o empreendimento prospere. Esses objetivos não podem ser confundidos com a amizade que existe fora do trabalho. “É como se eles fizessem um contrato, que deve ter todas as suas cláusulas bem claras para que não haja erro”, afirma Cibele.

Logo que acontecer a contratação, é bom que ambas as partes façam uma lista do que esperam do outro. A partir disso, chefe e funcionário confrontam suas ideias e chegam a regras de convivência para que a relação seja benéfica.

2. Momento

Para evitar confusões nessa relação, determine horários para os diferentes tipos de conversa. “No horário de trabalho, os temas discutidos devem ser profissionais e tratados com certa formalidade”, afirma Cibele. Da mesma forma, os negócios não podem invadir momentos de lazer. De acordo com Graziela, “assuntos profissionais cortam o clima de descontração e ainda podem provocar uma discussão fora de hora.”

3. Intimidade

O chefe de uma área ou de um empreendimento lidera pelo exemplo. O funcionário deve saber quais são os limites para se comunicar com ele no trabalho. “Se o líder não concordar explicitamente com isso, o liderado não deve chamá-lo, por exemplo, por um apelido no ambiente profissional”, aconselha Graziela. Os limites de tratamento devem estar bem claros para que o funcionário também não prejudique a reputação de seu amigo.

Para evitar constrangimentos e ofensas, o diálogo entre os amigos deve ser o mais aberto possível. “O líder conduz sua equipe mais pelo seu comportamento do que por aquilo que fala. Então, deve ter cuidado com o tratamento que recebe de seu liderado. Ele não deve ter medo de estabelecer limites com o outro”, diz Cibele.

4. Feedback

O feedback é cada vez mais importante para o desenvolvimento de um empreendimento. Isso não pode ser diferente quando existe um laço de amizade entre chefe e funcionário. “É preciso manter a postura profissional quando se trata da empresa. Se a conduta do liderado não estiver sendo satisfatória, ele precisa saber disso. O feedback sobre o trabalho do chefe também deve ser transparente”, afirma Graziela.

Segundo Cibele, a maturidade é essencial para que essa transparência não cause problemas na relação. “Quando estão no trabalho, não podem se ofender com as observações. Nada do que é discutido profissionalmente pode ser levado para o pessoal. O objetivo de ambos, naquele momento, deve ser o sucesso da empresa”, diz.

 

Fonte: PGN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s