49% das empresas brasileiras têm vagas, mas não encontram profissionais qualificados

temporariosEstudo realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC),  revela a falta de profissionais qualificados em diversos setores e áreas de atuação; quase 49% dessas empresas relatam possuir vagas que não são preenchidas por não encontrarem trabalhadores aptos às funções disponíveis. A pesquisa foi coordenada pelos professores Paulo Resende, Paulo Renato de Sousa, Paula Oliveira e Simone Nunes, do Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da FDC.

Amostra – Aplicada no 2º semestre de 2015, a pesquisa teve participação de mais de 200 empresas brasileiras, das quais a maioria concentradas na região Sudeste, onde 45% delas mantém suas matrizes e mais de 36% têm negócios no Brasil e no exterior.

O mercado de atuação dessas empresas está divido nos ramos de serviço (25%), indústria de construção (10%), bens de consumo e autoindústria (9% cada). Empresas com faturamento acima de R$ 1 bilhão representam quase 42% do total da amostra e mais de 26% enquadram-se na faixa de até R$ 100 milhões.

Os resultados – De acordo com a pesquisa, mais da metade das empresas ouvidas (53%) acreditam que o país possui média oferta de mão-de-obra e 51,2% afirmaram enfrentar problemas para encontrar profissionais qualificados em sua região geográfica, o que dificulta e, muitas vezes, encarece o processo. Mais de 47% afirmam estarem enfrentando dificuldades, das mais distintas razões, para contratar.

As duas causas mais graves para a não contratação foram a falta de capacitação adequada e expectativas de salários desalinhadas. “Na maioria das vezes os candidatos, especialmente entre 18 e 39 anos de idade, enquadram-se nos dois casos, o que dificulta imensamente a efetivação das vagas”, afirma o professor Paulo Resende.

 

Fonte: Rh.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s