Como dizer não ao chefe

naochefeDecisões equivocadas, demandas enviadas em cima da hora e solicitações que fogem da função do empregado… O que você faz quando seu chefe toma medidas que mais atrapalham do que ajudam a empresa e sua própria equipe?

Não é sempre que o chefe estará certo em suas escolhas e decisões. É comum que diante da pressão do cargo, alguns líderes também pressionem seus liderados, causando estresse e queda no desempenho, causando, no fim, mais danos do que acertos.

Nestas situações, é preciso que o profissional se posicione e diga não às exigências que fujam da sua alçada ou às solicitações que o sobrecarregam e prejudiquem o resultado final do seu trabalho, tomando, é claro, todos os cuidados necessários para não ser mal interpretado e ficar mal visto pelo chefe.

“Todos que já trabalharam sabem que, constantemente, podem surgir as solicitações de última hora do chefe, mas quando os pedidos ‘para ontem’ se tornam corriqueiros, podem atrapalhar o desempenho nos afazeres habituais. Essa é a hora de dizer não”, comenta a escritora e coach de carreira, Daniela do Lago.

Segundo a especialista, mesmo longe de ser uma tarefa fácil ou agradável, ao longo da vida profissional ocorrem situações que obriga o profissional a dizer não para o seu chefe algumas vezes. Mas isso deve ser feito da maneira correta, sem que se tenha que correr o risco de arranhar a imagem profissional ou gerar a própria demissão.

Veja a seguir as dicas da especialista para não se prejudicar quando for preciso recusar algum pedido vindo de cima.

Organize-se

Planeje sua agenda de forma realista, definindo os compromissos com certa flexibilidade. Deixe espaço para mudanças de última hora, pois uma agenda muito rígida e com compromissos consecutivos, dificilmente será cumprida e causará frustração.

Seja eficaz

Pressa e vontade de resolver tudo levam você a subestimar a duração das tarefas. Para lidar com o acúmulo de funções, opte por fazer primeiro o que agrega mais valor. A melhor maneira de fazer isso é escolher e negociar bem quais atividades você sabe executar e que são estratégicas de verdade para o negócio.

Trabalhe com foco

Seja disponível, mas crie suas proteções. Quando precisar se concentrar para terminar uma atividade, desligue o telefone, não veja os e-mails e as redes sociais. Uma interrupção pode ser aceita ou não. Avalie se a demanda é imediata, marque a conversa para mais tarde ou delegue.

Liste as atividades

Se depois de checar sua agenda a única alternativa for dizer não ao chefe, então diga algo como: “quero muito atender a seu pedido, veja aqui a lista de atividades que já me passou e que também são urgentes. Para que eu possa atender mais esta nova solicitação no prazo, quais destas tarefas me autoriza a postergar?”. Seja esforçado e mostre a ele que já está trabalhando para terminar outras demandas a tempo.

Tenha em mãos um plano B

Busque um plano alternativo para o problema e, na hora de dizer não, procure informar outras maneiras rápidas de resolver o assunto.

Seja sincero

Nunca prometa algo que não poderá cumprir. O pior que o colaborador pode fazer é se comprometer com alguma tarefa ou data e não executá-la.

 

Fonte: Carreira & Sucesso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s