Educação corporativa ajuda a elevar a produtividade

Juliane-Yamaoka-internaPara os profissionais de RH e os líderes de negócio

Em tempos de crise, é importante que as empresas aumentem a produtividade com recursos reduzidos. Isso apresenta aos líderes de negócio e profissionais de RH um grande desafio, ao mesmo tempo em que aumenta a necessidade de elevar os níveis individuais de produtividade por meio do engajamento da equipe para alcançar seu máximo potencial.

Os treinamentos e os programas de educação corporativa são essenciais para líderes de negócio que precisam fazer a diferença em relação à produtividade. Investir nessa estratégia é importante não apenas para elevar suas habilidades, mas também para obter níveis mais altos de engajamento do funcionário.

Os níveis de engajamento têm um forte impacto no aumento da produtividade da equipe, portanto, é essencial manter funcionários motivados e inspirados em tempos de crise.

A maioria dos profissionais de RH reconhece a importância dos treinamentos, mas ainda há pouco consenso em relação a qual é a melhor abordagem para usar os programas de educação corporativa a favor da produtividade. O fato é que as habilidades e o conhecimento que adquirimos nem sempre irão nos preparar para os desafios dos ambientes de trabalho em constante mudança nos quais vivemos.

Para os profissionais de RH e os líderes de negócio, a educação pode ser usada para garantir que os indivíduos tenham a oportunidade de se adaptar para alcançar seu máximo potencial em todos os estágios de sua carreira.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Deloitte em 2015, 28% das empresas brasileiras já têm universidades corporativas e, das 72% que não possuem, cerca de 28% demonstram interesse em criar uma estrutura semelhante. Desses investimentos, 67% serão direcionados às iniciativas de educação presencial e 33% para o ensino à distância.

Independente de o método escolhido ser presencial ou a distância, os programas de educação corporativa devem ser intimamente ligados ao negócio para prover as pessoas com as habilidades mais valiosas e necessárias para atingir os objetivos gerais da empresa. Treinamentos semanais e programas de e-learning garantem que o aprendizado seja direcionado para dar poder aos funcionários em sua vida profissional, gerando engajamento.

Os avanços em tecnologias de educação a distância dão ao funcionário a oportunidade de obter um ensino mais personalizado e flexível, com o poder de escolher quando, onde e como estudar. Novas plataformas de educação corporativa permitem até que as lições sejam tomadas enquanto o funcionário está no próprio ambiente de trabalho, dando a ele a oportunidade de aplicar o conteúdo aprendido imediatamente em suas tarefas diárias.

Outras maneiras de aumentar a produtividade

Como o engajamento está intimamente ligado à produtividade, os gestores podem investir em práticas de liderança eficientes para inspirar e engajar a força de trabalho e experimentar novas formas de gestão para encontrar maneiras mais eficientes de gerir a equipe. Segundo uma pesquisa do Chartered Management Institute (CMI), uma instituição britânica, publicada em janeiro deste ano, uma boa gestão pode melhorar os níveis de produtividade em até 30%.

Isso não substitui o papel do treinamento e do desenvolvimento contínuo. A produtividade tem um papel essencial nos negócios e as habilidades necessárias para isso estão mudando rapidamente.

 

Artigo de Juliane Yamaoka para Profissional & Negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s