Trabalho em Equipe ou Equipe de Trabalho?

maestroVocê trabalha em equipe ou tem uma equipe de trabalho? Já parou para pensar nisso? Que tal entender o seu papel dentro da sua equipe e, com isso, permitir-se olhar para as suas atitudes e comportamentos e, se for o caso, melhorá-las?

Dentre as demandas que nos chegam, é comum nos depararmos com empresas/organizações que nos pontuam as dificuldades que encontram para montar equipes de trabalho que atuem com sinergia. Sob tal perspectiva, é necessário que empresas e profissionais analisem seus valores, sua missão e sua visão.

Verifiquem quais pontos podem ser melhorados de forma a que possam atuar de maneira mais assertiva. Considerando sempre que o trabalho em equipe engloba processos e pessoas com visões diferentes umas das outras. Na Era do Conhecimento e Globalização é também comum que os profissionais estejam preocupados em tornarem-se cada mais qualificados, e consequentemente, mais competitivos.

Nossa intenção não é fazer apologia a um mundo perfeito, nem tampouco sugerir que equipes altamente eficazes e eficientes são aquelas onde a harmonia reinam, até porque isso seria uma utopia. Por outro lado, as equipes que se tornam de alta performance, são aquelas que realmente trabalham e consideram as interdependências.

Muitas vezes, equivocados, achamos que trabalho em equipe é quando todos conversam, todos se dão bem, quando o ambiente é extremante “alegre e descontraído”. Sem sombra de dúvida estes são fatores que contribuem e muito para o trabalho em equipe, porém existem equipes que fazem tudo isso, mas na hora de trabalhar não conseguem colaborar uns com os outros.

oSegundo Mario Sérgio Cortella, “a sobrevivência da espécie humana só foi possível por conta da capacidade de cooperação” e “pela perspectiva da antropologia, é preciso lembrar que a grande valia da nossa espécie, quando estávamos nos estruturando, foi a capacidade de cooperação”, até porque “se não fôssemos um animal cooperativo, não teríamos sobrevivido”, porque “somos um animal frágil, e a nossa fragilidade é tão grande que nós temos de viver juntos o tempo todo para termos a força”.

Precisamos uns dos outros. Trabalhar em equipe, significa que dentro de um processo, se cada um fizer muito bem a sua parte, se cada um se preocupar em entender o todo e sua importância, há uma possibilidade muito grande de que possamos fazer a nossa parte, auxiliar na parte do outro e acima de tudo, entender que somos seres complementares e, como tal, isso nos faz chegar mais longe e gerar resultados imensos.

Por outro lado, o contrário também é verdadeiro, se sou um(a) profissional que penso muito no meu trabalho, que não procuro e não desenvolvo a visão sistêmica, provavelmente, a cooperação não é o meu forte. Se mesmo assim os resultados são positivos, imagine se multiplicados no potencial de um trabalho em equipe.

Assim cada vez mais, é fundamental que profissionais (de todos os níveis hierárquicos) permitam-se ressignificar seu comportamentos e atitudes, para que possam melhorar e potencializar ainda mais o desenvolvimento de suas competências, dentre elas as interpessoais.

Nós, na SMFactory, temos uma proposta de trabalho que parte de algumas premissas garantindo que no término de uma formação, os participantes estejam prontos para “ressignificar” seus comportamentos e ter encontrado novos caminhos que lhe permitam gerar melhores resultados.

A metodologia utilizada possibilita CONHECER NOVOS CONCEITOS, além de auxiliar a DESCOBRIR suas reais potencialidades. Não basta adquirir novos conceitos se o indivíduo não for capaz de descobrir como pode alavancar seus resultados encontrando prazer e definindo objetivos a serem atingidos. Também consideramos essencial SENTIR NOVAS HABILIDADES.

Quando as pessoas sentem, elas podem de fato VIVENCIAR os novos conceitos e comportamentos e com isso, chegar aos resultados esperados pela empresa/organização. Por outro lado, de nada adiantará conhecer novos conceitos, descobrir suas potencialidades, sentir novas habilidades e vivenciá-las se, além disso, o indivíduo não se PERMITIR NOVAS CAPACIDADES, com objetivo de PRATICAR. Nos nossos programas, cuidamos destes pontos, com o objetivo de, além de transmitir conceitos e metodologias diferenciadas, auxiliarmos pessoas e empresas/organizações a DESCOBRIR, VIVENCIAR E PRATICAR, garantindo assim o trabalho em equipe efetivo.

E aí, o que você responde:

Você trabalha em equipe ou tem uma equipe de trabalho?

SMFactory_RGBSMFactory – Successful Minds, Ltda.

comercial@SMFactory.com.br

http://www.smfactory.com.br/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s