Estudo mostra como lidar com os “babacas” no trabalho

falar e escrever malÀs vezes, os colegas de trabalho podem animar o seu dia e até mesmo servir como fonte de inspiração, enquanto outros podem ser considerados uns “babacas”, que são tão desagradáveis que tornam a integração da equipe quase que impossível.

Uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que a relação dessas pessoas em ambientes de trabalho, além de ser desgastante, prejudica o desempenho profissional das demais pessoas da equipe.
A professora Gretchen Spreitzer, responsável pela pesquisa “Relacionamentos Destrutivos Desenergizantes”, afirma que o impacto negativo causado por este tipo de profissional é maior do que o positivo de estar com colegas de quem se goste.

O lado bom do estudo é que foi possível descobrir que tem como conviver com esse tipo de profissional sem que a única solução seja a demissão. Existem medidas que ajudam a evitar os efeitos negativos dos “babacas”. Confira:

Funcionários:
limite a interação com a pessoa. Claro, você vai ter que lidar com o seu colega de trabalho em algum momento, mas defina limites de tempo e interaja somente quando necessário.
aumente o tempo que você passa com pessoas que te façam se sentir bem. Se você tem uma reunião com um “babaca”, tente reservar tempo com os colegas mais positivos no mesmo dia.
enxergar o seu trabalho como algo gratificante e significativo ajuda a evitar aborrecimentos.

Gerentes:
defina padrões de comportamentos e fa
ça com que eles sejam cumpridos por todos os funcionários. Dessa forma, você mantem a cultura de trabalho e valoriza o bom desempenho.
não permita que funcionários desagradáveis tenham grande influencia no ambiente de trabalho.
dê aos funcionários feedbacks regulares e coloque como prioridade o comportamento profissional e a cultura da empresa.

 

Fonte: Infomoney

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s