Gestão de RH: Conheça o programa “Mães a bordo” da L’oréal do Brasil

loreal1A importância da participação da mulher no mercado de trabalho tornou-se inegável. Em março deste ano, o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) divulgou dados da última Relação Anual de Informações da RAIS (RAIS 2013). Os números apontaram que no Brasil, em recorde por gênero, a mão de obra feminina cresceu 3,91% ante um aumento de 2,57% em relação ao sexo masculino, ou seja, uma diferença de 1,34 pontos percentuais. 

Em decorrência do aumento das mulheres no âmbito corporativo, cada vez mais vez é observado o registro de empresas que investem no capital intelectual feminino que forma seus times. Como exemplo, podemos citar a L’Oréal – companhia com mais de 105 anos de existência e que se dedica ao segmento da beleza. No Brasil, a L’Oréal está presente desde 1959 e conta com um portfólio de 25 marcas internacionais, diversificadas e complementares no País. A operação brasileira gerou um faturamento que totalizou 2,207 bilhões de reais em 2013 e emprega 2.700 pessoas. Em território nacional, empresa possui duas fábricas (São Paulo e Rio de Janeiro), dois centros de distribuição (Rio de Janeiro), e um Centro de Pesquisa e Inovação, com 100 pesquisadores em sua fábrica, na Pavuna, no Rio, desde 2008.

A preocupação da companhia com as mulheres começou a ganhar um formato destacado em 2013, oportunidade em que o Grupo lançou o Programa Share & Care – iniciativa que objetiva garantir benefícios a todos os colaboradores no mundo. De lá para cá, a L’Oréal Brasil passou a mapear uma série de iniciativas alinhadas com as melhores práticas do mercado que estão sendo implementadas desde o ano passado. Essa ação vem beneficiando cerca de três mil colaboradores das unidades brasileiras.

Carreira e Maternidade – Dentro deste contexto, a empresa voltou suas atenções para uma grande preocupação das mulheres: como conciliar a vida profissional e a maternidade e, ao mesmo tempo assegurar o bem-estar pessoal? Com mais da metade dos colaboradores do sexo feminino (56%) – sendo cerca de 80% com idades entre 25 e 40 anos, período em que a mulher normalmente planeja a chegadas dos bebês – a L’Oréal Brasil reforçou as ações já existentes e lançou o Programa Mães a Bordo que foi elaborado a partir de uma parceria firmada com Willis (Corretora de Benefícios) – responsável por entregar às futuras mamães um kit de boas-vindas, juntamente com cartilha e material de apoio. Assim que a colaboradora comunica à empresa que engravidou, a mulher passa a ser monitorada mensalmente, recebendo informativos sobre saúde e dicas importantes em relação ao período da gravidez.

lorealComo nessa ocasião a mulher depara-se com muitas mudanças em sua vida, a começar pelas alterações evidenciadas no próprio corpo, a empresa decidiu incluir no Programa Mães a Bordo a realização de palestras, além de uma ajuda no planejamento da licença-maternidade e da volta da colaboradora ao trabalho. O programa inclui, ainda, um acompanhamento pós-parto, o estado geral da mãe e do recém-nascido. Vale ressaltar que o primeiro workshop realizado em 2014, contou com a participação de várias grávidas e da ONG Pupa – instituição especializada em desenvolvimento infantil na primeira idade (entre zero a três anos) e as principais demandas dos eventos foram direcionadas sobre os cuidados com os bebês e como a mulher deve proceder ao término da licença-maternidade, inclusive em com quem deixar o seu filho.

De acordo com Patrícia Mirilli, diretora de Remuneração e Benefícios da L’Oréal Brasil, além da Willis, a empresa conta com a importante participação da área de Serviço Social da companhia que dá todo o suporte necessário às gestantes. “O acompanhamento tanto da Willis quanto do Serviço Social acontece por e-mail, por telefone, como também de forma presencial, em uma sala reservada pela empresa para o atendimento feito pelo profissional de assistência social”, explica Mirilli, ao acrescentar que os atendimentos podem acontecer 24 horas, inclusive no horário de expediente, como também por um serviço específico de 0800 disponibilizado às mulheres.

Benefícios do Mãe a Bordo – Ao ser questionada sobre os benefícios proporcionados sobre o Programa Mãe a Bordo, Patrícia Mirilli enfatiza que o principal, sem dúvida alguma, é o prazer e a tranquilidade que a colaboradora-gestante passa a ter, sabendo que a empresa a apoia e a respeita em um momento tão especial para a vida dela. “Em uma empresa como a L’Oréal, em que mais da metade dos funcionários é de mulheres e que 75% destas estão entre 25 e 40 anos, idade de planejamento da chegada dos filhos, é fundamental o apoio durante e após a gestação, garantindo um ambiente em que a colaboradora se sinta bem e possa querer contribuir da melhor forma possível com o seu trabalho”, conclui a diretora de Benefícios da L’Oréal Brasil.

 

Fonte: Rh.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s