Como superar dificuldades com os colegas de trabalho

mal relacionamentoEnfrentando problemas para se relacionar no trabalho? Confira as dicas que podem te ajudar

Uma boa relação com os colegas de trabalho é um dos aspectos fundamentais para manter um bom desempenho profissional. Saber trabalhar em equipe é uma capacidade muito valorizada pela maioria das grandes empresas, que, em geral, preferem contratar pessoas que saibam lidar com diferenças no ambiente de trabalho. Entretanto, nem sempre é fácil manter uma boa convivência com todos os membros da equipe e alguns desentendimentos podem acontecer.

Sabendo disso, a seguir separamos 4 dicas para lidar melhor com os colegas de trabalho. Confira abaixo:

1 – Aceite que as diferenças existem

É importante entender que nem todas as pessoas vão gostar de você na mesma intensidade e isso é perfeitamente normal. Muitas vezes, uma simples diferença de ponto de vista já pode dificultar a empatia com algum colega, mas isso não significa que é necessário criar uma competição entre vocês. Caso isso ocorra, procure não questionar as diferenças e sim aceitá-las. Não é saudável levar divergências de ideias para o lado pessoal, pois isso dificultará ainda mais o relacionamento com a equipe.

2 – Não ignore nenhum colega

Por mais que não simpatize com algum colega no trabalho, é importante ter em mente que você não deve ignorar ninguém por não concordar com as suas ideias. Essa atitude pode ser extremamente prejudicial, principalmente para você, pois a equipe pode o enxergar como prepotente ou egoísta. Em caso de algum desentendimento, é importante procurar a pessoa e tentar esclarecer o que aconteceu. Caso não seja possível resolver o problema mesmo assim, o melhor é manter a relação profissional. Talvez, a situação desconfortável possa ser resolvida com o tempo.

3 – Mantenha o respeito acima de tudo

O respeito costuma ser a base para a construção de qualquer relação, seja na vida pessoal ou na profissional. É fundamental respeitar todos os colegas, sabendo ouvir a sua opinião, mesmo que não concorde. Se ocorrer algum desconforto, lembre-se de que a gentileza deve ser sempre mantida.

4 – Mantenha o foco nas suas tarefas

Caso algum colega esteja incomodando você, ao invés de se concentrar nesse incômodo, foque nas suas próprias tarefas. É importante questionar se o problema está nele ou em você, tentando pensar em uma forma inteligente de lidar com a situação. Se possível, tente conversar com ele, de uma maneira amigável e respeitosa.

 

 

Fonte: Universia Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s