O CUIDADO EMOCIONAL NA GESTÃO DE PESSOAS

_MG_9012 (683x1024)

Dra. Maria Amélia Aderaldo

O homem atual passa a maior parte de seu tempo voltado ao trabalho: espaço, atuação e relações neste contexto. São milhares de informações em alta velocidade, mudanças constantes, cobranças por opinião, adaptação, posição e resultados, que invadem e se misturam a vida pessoal do funcionário.

À relação homem – trabalho são depositadas necessidades a serem supridas, expectativas e projetos de vida, que podem gerar uma gama de emoções e criar conflitos de diversas ordens.

Desta forma, acredito que gerir pessoas ultrapassa a prática, a rotina e o cumprimento de tarefas; passa a ser estritamente necessário olhar o funcionário de forma integral, prezando por seu bem-estar e qualidade de vida, que diretamente refletem no âmbito profissional.

Porém esta demanda pode estar além das possibilidades de cuidado administrado pela empresa internamente. Geralmente o foco são os negócios e seus resultados, não havendo espaço e tempo suficientes para investir no potencial humano, apesar deste ser o instrumento principal para o êxito e sucesso da empresa.

Ao identificar e dimensionar a importância desta questão elaborei uma proposta de parceria com empresas visando o cuidado emocional de seus funcionários, como mais um “benefício” gerado pelo empregador. Esta proposta intenciona oferecer atendimento psicológico com uma porcentagem de desconto aos funcionários que vierem indicados pela empresa parceira.

A proposta se torna interessante sob vários aspectos:

  • A parceria não tem custo para empresa, pois a ideia é justamente a promoção do serviço;
  • A empresa abre a seus funcionários a possibilidade de um cuidado emocional efetivo;
  • A empresa beneficia o desconto aos seus funcionários, mas não arca com nenhuma responsabilidade sobre o processo de Psicoterapia;
  • Todo acordo do processo de Psicoterapia (do funcionamento até o pagamento) acontece entre funcionário/paciente e Terapeuta;
  • O funcionário/paciente passa a ter um espaço diferenciado para o desenvolvimento de seu processo de autoconhecimento e trabalho de suas questões que, consequentemente, trarão retorno para sua vida pessoal e profissional.

Desta forma, reitero o valor do “cuidar de pessoas” e o diferencial que esta parceria pode trazer à sua empresa e a seus colaboradores. Entre em contato para agendarmos uma conversa.

Maria Amélia Aderaldo – CRP: 06/74257

Psicóloga Clínica e Hospitalar

Profissional com Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar aplicada à Cardiologia (Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia), Especialização em Psicossomática (Facis-Ibehe) e Graduação em Psicologia (UniFMU); além de diversos cursos voltados à área de Saúde, com ênfase ao de Extensão em Drogas e Aids: os desafios dos projetos preventivos (Cogeae-PUC).

Atuação Clínica a adolescentes, adultos e melhor idade em consultório particular (Atibaia) e clínica de Psicologia (São Paulo). Enfoque na abordagem fenomenológica.

(11) 9.9971-8648 / maderaldo25@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s